
Chegou a hora: você vai decidir o futuro da nossa Comunidade!!!
Por: Catarina Érica
É chegada a hora de escolher o mais novo líder comunitário. No dia 26 de julho (domingo), de 8h às 17h, ocorrerá a votação, no salão da Associação dos Moradores. Os candidatos a presidência da comunidade são: Antônio Cordeiro Viana (chapa 1), Normando Rodrigues de Souza (chapa 2) e Edna Cordeiro do Valle (chapa 3).
Para votar, é preciso ser morador da comunidade e ter no mínimo 16 anos, por isso, é bom que os eleitores levem o documento de identificação para comprovar. No dia da votação, serão 2 fiscais no local e 3 mesários nas urnas para a contagem de votos. A votação ocorrerá da seguinte forma: cada eleitor receberá um papel, onde estarão escritos os números da chapas.
Após votarem no seu candidato, os eleitores deverão depositar o papel na urna. Depois das 17hs, ocorrerá a apuração dos votos, e então, o anúncio do novo líder comunitário, pela rádio comunitária.
LEMBRE-SE: O SEU VOTO É A PROVA DO FUTURO DA COMUNIDADE. AS MUDANÇAS DEPENDEM DE VOCÊ. VOTE CONSCIENTE !!!
Entrevista com os candidados
Por: Alexandrina Fernandes, Raquel Souza e Catarina Érika
Antônio Cordeiro Viana - Chapa 1
Profissão: Comerciante
Estado Civil: Casado
Escolaridade: 1° Grau Incompleto
Vice Presidente: Fábio Som
Tesoureiros: Jean/ Clodoaudo
Secretarias: Preta/ Karina
Voz da Quadra - Por que você quer se reeleger?
Antônio Cordeiro- Isso é uma meta ... É um vicio da gente querer se reeleger, porque a comunidade não dar futuro nenhum a não ser muita difamação. Mas, como tenho o poder de líder comunitário desde criança, já vem no sangue de pai e avô, eu gostaria de me reeleger. E tudo que faço pela comunidade, até hoje, é uma pessoa não tiver remédio em casa chega aqui, me pede, eu dou. Uma pessoa não tem condição, eu levo no meu ônibus de graça.
Voz da Quadra - O que você achou da sua experiência como líder comunitário?
Antônio Cordeiro - Experiência eu cresci muito. Quando eu comecei como líder, muita gente dizia : “ Piçarra vai bater em alguém, Piçarra vai querer ser o dono do mundo.” Graças a Deus eu não bati em ninguém, muito pelo contrário, eu cresci dentro da comunidade. Hoje, eu sou uma pessoa muito deferente do que eu era antigamente.
Voz da Quadra - Quais as suas propostas para uma nova administração?
Antônio Cordeiro –
*Manter a segurança na comunidade.
*Trabalhar junto com os jovens, no esporte com as crianças, todos sabem que sou atleta.
*Levar os alunos da comunidade ao colégio Renato Braga. Ir e vir sem pagar nada.
Voz da Quadra -Fora a sua participação como líder comunitário, como você participa na comunidade?
Antônio Cordeiro - É como um morador qualquer.
Edna Cordeiro do Valle – Chapa 3
Vice Presidente: Francisco (cambista)
Secretárias: Mazilene/Renata
Tesoureira: Nelia/Saneva
Ficais: Salesiano/Clovis/ Regis/Carlinhos.
Voz da Quadra - POR QUE VOCÊ ESTÁ SE CANDIDATANDO ?
Edna - O principal motivo por ter me candidatado, é porque a segurança do conjunto está muito precária.
Voz da Quadra - QUAIS AS SUAS PROPOSTAS ?
Edna - As minhas principais propostas são :
*Segurança (com o policiamento direto na comunidade);
*Legalizar a documentação da comunidade;
*Apoio aos jovens (através de cursos profissionalizante, palestras educativas, etc.).
Voz da Quadra - QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE ?
Edna - No momento, estou com a coordenação do ABC infantil.
Voz da Quadra - O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FALTANDO NA COMUNIDADE?
Edna - TUDO.No momento, não vejo nenhum benefício.
Normando Rodrigues de Souza Chapa 2
PROFISSÃO :Desenhista
ESTADO CIVIL: Solteiro
ESCOLARIDADE: 1° grau completo
VICE-PRESIDENTE: Marillac
SECRETÀRIOS: Sandra/Ednardo
TESOREIRO: Ozeas/Titio
FISCAIS:Ribeiro/Ronildo(Foca)/Everaldo(Bé)
*Porque você está se candidatando novamente?
“Eu observei que essa administração que estava há 2 anos, infelizmente mostrou muita pouca coisa de mudança na comunidade. E por ver que muita coisa que foi construída foi destruída. Então, é por esses motivos e outros que vou tentar me reeleger.”
*Oque você achou da experiência de líder comunitário?
“É uma coisa muito difícil, as pessoas realmente cobram muito. Mas não sabem que quando se está fora é fácil falar e quando se está dentro é difícil realizar com as criticas das pessoas.”
*Quais suas propostas?
“ - Trabalhar a segurança
- Arrumar recursos com a prefeitura para o pré- escolar.
- CTQ(Cooperativa dos trabalhadores da quadra)Cadastrar todos os moradores da comunidade que estejam aptos para trabalhar, entregando seus currículos em diversos lugares.
-CAC(Cooperativa de artesãos da quadra)Abrir espaços para muitos talentos que existem na comunidade, tanto dentro da quadra como fora.
-CDQ(Comissão dos direitos quadralences) Fazer a união dos moradores com a associação, para mover processos civis públicos, reclamando dos preços abusivos que nós pagamos.”
*Como você participa da comunidade?
“Eu sou uma pessoa muito eclética. Estou envolvido em quase tudo na comunidade. Quando posso ajudo nos projetos, no esporte(futsal, vôlei), na parte cultural. Enfim, faço questão de participar da comunidade, sendo líder comunitário ou não.”
*O que você acha que falta na comunidade?
“A comunidade só vai mudar quando os moradores descruzarem os braços, Não adianta ficar esperando. Tem que cobrar, mas cobrar com legitimidade, e mais do que isso: participar da comunidade.
A coroação de Nossa Senhora!!!
Por: Ranniery Melo
Todos os anos, no mês de maio, mês das Mães e o mês de MARIA, acontece a coroação de Nossa Senhora. Esse evento é realizado na comunidade São Vicente de Paula, no salão da associação, tendo como fundadora a D. Francisca do Nascimento Lima(D. Fransquinha), de 71 anos.
D. Fransquinha ensaia com as crianças o mês de maio inteiro, recebendo apoio das catequistas da comunidade para realização da coroação no fim do mês, quando se apresentam danças realizadas pelo grupo de jovens Unijocc. Cantos, ofertas de flores, o coração, oferta do terço, coroação e ofertas, realizadas pelas crianças caracterizadas de anjos
A coroação existe há mais de 33 anos na comunidade. D.Fransquinha relata como surgiu a idéia: “Recebíamos a visita do pe. Monsenhor Antônio solto, e uma dessas visitas ocorreu em minha casa, onde tivemos a idéia de fazermos a coroação de Nossa Senhora. nessa época, não se tinha um lugar apropriado para o acontecimento, nós fazíamos em cima de um poço. E até hoje realiza-se no salão da associação dos moradores. É muito bonita e cheia de cânticos ofertados a nossa mãezinha nossa senhora”.
O Racha do Lobisomen!!
Por: Bruno Camilo e Danilo Pereira
Das quartas aos Domingos, de 22:00 á 1:00 da manhã , crianças e adolescente reúnem-se no Pólo para se divertirem com o esporte mais bem praticado na comunidade, o futsal . A idéia surgiu a partir do idealizador José da Silva Barbosa (Barbosa), de 35 anos. Ele contou que, no inicio, levava seu filho (Renan) para jogar na quadra do Pólo freqüentemente. Pouco a pouco, outras crianças que chegavam, jogavam juntas com eles. Hoje em dia, Barbosa não tem tanto tempo como antes, por motivo de trabalho, mas, várias crianças o procuram para irem jogar. Como ele não tem tempo, elas esperam o Barbosa chegar do trabalho, e então, vão jogar tarde da noite. Numa entrevista com o jornal “Voz da Quadra”, Barbosa disse: “gosto muito de jogar com eles, gostaria de dar mais oportunidades. Só não formou nenhum tipo de campeonato, por falta de tempo e de apoio financeiramente e moralmente.’’
O que você espera da nova administração na comunidade?
(D. Raimunda) - “Que eles organizem a nossa comunidade. Que melhorem as condições do posto de saúde e melhorem a distribuição dos remédios”.
(Alan) - “Espero que organizem a nossa comunidade, que está muito desorganizada. Que eles possam realizar projetos com crianças e jovens, dando cursos e oferecendo seu lazer,cultura e mais educação”.
(Serly) - ''Que tenham como objetivo realmente de ajudar a comunidade. Ter uma comunidade mais justa, com mais segurança e onde possa reinar a paz. E que nossa comunidade seja legalizada.''