8/12/2006

Edição Nº 7 - 24 de fevereiro de 2006 - Problema Resolvido


Editorial - A Cultura brasileira esta no ar!!!

Finalmente chega a época em que uma das culturas brasileiras se destaca: o “CARNAVAL”. Temporada de muita alegria, folia, festa e diversão. Quando o brasileiro mostra seu espírito carnavalesco.
E aqui, no conjunto São Vicente de Paulo, não é diferente. Os moradores entram em clima de festa. Uns preparam as malas para viajar, outros preferem curtir a folia no conjunto mesmo.
No carnaval tem de tudo: escolas de samba, shows em trios elétricos, viagens, folia, bebidas....
E por falar em bebidas, muitas pessoas aproveitam que é carnaval e bebem além da conta. Muitos tomados pela bebida dirigem alcoolizados e acabam fazendo besteira.

“ANTES DE ENTRAR NA FOLIA, LEMBRE-SE: CURTA MUITO SEU CARNAVAL, MAS BEBA COM MODERAÇÃO. SE BEBER NÃO DIRIJA!”
Os Redatores

Atos de vandalismo

Por: Catarina Érika e Ranniery Mello



Um grande problema está acontecendo com um dos patrimônios da comunidade, o Salão Paroquial. O lugar onde acontecem reuniões e eventos está sendo destruído pouco a pouco por alguns moradores.
E o problema não é só no Salão Paroquial, acontece a mesma coisa no Salão da Associação do Moradores, também usado para eventos e atividades esportivas. Os dois salões estão sendo destruídos por atos de vandalismo, praticado pelas crianças e jovens que freqüentam o lugar.
Na entrevista com o jornal VOZ DA QUADRA, Serly, uma das responsáveis pelo Salão Paroquial, diz que é um problema muito sério e que o Salão Paroquial não tem recursos para repor tudo que quebraram. Por isso, ela pede a colaboração dos moradores.
Normando Rodrigues explica a situação: “o problema é a falta de educação dos meninos e dos pais que deveriam se conscientizar que o espaço é deles e deveriam dar valor. Portanto, cada coisa que quebrarem vai ficar quebrado, não vamos repor. A associação e a diretoria não vão tirar dinheiro do seu bolso para ajeitar a entidade, e por isso devem se conscientizar que não temos recursos. Mas, estamos com dois projetos, que não depende só de nós e sim da prefeitura e do governo para liberar recursos”, afirmou o líder comunitário do Conjunto Habitacional Voz da Quadra.
Então, sabendo da situação, não devemos esperar por ninguém, mas tomar atitude e agirmos como moradores civilizados e nos conscientizar.
Lembre-se: “Cuide do seu, do nosso patrimônio.”

Opinião - O que você acha desses atos de vandalismo?

(D. Ana)- “ O negocio é só proibir, deve ter alguém para não deixar que aconteça essa bagunça. Eu não sou de acordo com isso.”


(Kátia)- “ A responsabilidade é do líder comunitário e dos moradores, por não conservar o que temos.”

(Orlando)- “ Os pais das crianças deveriam se conscientizar, que aquilo que seus filhos destroem é um patrimônio da comunidade.”

Abertura do projeto Oboé no ano de 2006


Por: Ana Raquel

No dia 6 de março, ás 15h, o Projeto Oboé entra em cena mais uma vez iniciando suas atividades dentro da comunidade. A abertura estará sob o comando da professora Liliana Costa (professora de dança e teatro).
Este ano promete! O projeto vem com várias metas como: fortalecer os cursos profissionalizantes; encaminhamento ao mercado de trabalho; montar uma sede do projeto na comunidade;

  • Estas foram umas das metas alcançadas no ano de 2005:
    O aluno Eduardo, da oficina de música, ganhou uma vaga para estudar no Conservatório de Música Alberto Neponuceno.
    As recepcionistas do projeto, todas garotas da comunidade, fizeram cursos de qualificação de atendimento.
    A oficina das Mães Empreendedora conseguiu um espaço na feira da Beira Mar para vender seus produtos de artesanato.

    Confira o calendário das atividades do Projeto Oboé em 2006:

    § Segunda-feira:
    - Reforço escolar (Centro Cultural)
    § Terça-feira:
    - Mães Empreededoras (anexo)- às 14h
    - Dança Contemporânea (Centro Cultural)- às 16h
    - Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
    § Quarta-feira:
    - Artes plásticas (Hospital Militar) - às 14h30min
    § Quinta-feira;
    - Dança Contemporânea (Centro Cultural) - às 16h
    - Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
    § Sexta-feira:
    - Flautas (Centro Cultural) - às 14h
    - Futebol (Hospital Militar) - às 15h
    - Teatro (Centro Cultural)- às 15h
    § Sábado:
    - Elementos Musicais (anexo) - às 10h

ESPORTES - Ceará

Por: Danilo Pereira

O Ceará é um dos times de maior torcida do Norte-Nordeste e a cada jogo vem tentando inovar em busca da recuperação no campeonato, para alcançar a liderança e se tornar novamente confiável perante a torcida.
O time alvinegro, ao longo de sua história, é dono de muitas conquistas, mas nos últimos anos não fez uma boa campanha nos campeonatos que participou. Por isso, cada jogo o vovô, como é chamado pela sua enorme torcida, vem em busca da vitória no campeonato para conseguir mais um título e trazer alegria e delírio a torcida.

Opiniões:
Kilberly – “Pela torcida que o Ceará tem, o time é uma vergonha. Precisa melhorar muito”.
Kildaryl - “Espero que o time melhore, a diretoria também, pois a torcida está fazendo a sua parte e o time não. Espero que mude o ataque, o meio, a defesa, que mude tudo!”
Danilo - “Espero que a cada partida o time melhore, para conseguir a vitória no campeonato”.

Fim dos Problemas

Por: Alexandrina Fernandes



A aproximadamente um mês e meio, no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Av. Virgílio Távora, parte dos moradores da comunidade São Vicente de Paulo estavam sendo prejudicados com a poça que surgiu no local.
A poça de água foi aumentando devido as chuvas e ao freqüente tráfego de veículos, trazendo mal cheiro e sujando as paredes com lama acumulada no local.
Mas, no dia 20 de fevereiro de 2006, os problemas felizmente chegam ao fim. A poça, que já deixou muitos moradores chateados pelos danos sofridos e vários condutores no prejuízo, foi tampada.

Variedades de comércio na Quadra


Por: Alexandrina Fernandes, Bruno Camilo e Danilo Pereira

Na comunidade São Vicente de Paulo, os moradores encontram muitas formas de consumir, do artesanato a cereais, do eletricista ao marceneiro, entre várias outras opções de consumo. Existe um comércio variado para todos os estilos de pessoas e tipos de gosto.
Atualmente, existem cerca de 150 pessoas trabalhando no comércio na comunidade, tirando dele o sustento de várias famílias que, em alguns casos, não tem outro tipo de renda. Há aproximadamente 50 opções de estabelecimentos comerciais: artesanato, bar, cabeleireiro, costureira, eletricista, frigorífico, lanchonete, lan house, locadora, loja de variedades, manicure, marcenaria, marmitaria, materiais de construções, mercado, oficina, sorveteria etc.
Em todas as ruas há algum tipo de comércio, facilitando a vida dos moradores que tem cada vez menos necessidade de se deslocar para um local mais distante.
A todos que contribui para que o comércio da nossa comunidade esteja sempre evoluindo, nossos parabéns e agradecimento por tornar nossa vida mais fácil.

Edição Nº 6 - 08 de fevereiro de 2006 - Retrospectiva 2005


Retrospectiva 2005


Caros leitores,
O “Jornal Voz da Quadra” pede a sua compreensão pela nossa ausência durante 2 meses, pois estávamos em treinamento e avaliação com universitárias de jornalismo da ufc para melhor formação jornalística.
Após 2 meses de treinamento, entramos no ano 2006 com o jornal de edição n°6 com uma retrospectiva dos principais acontecimentos de nossa comunidade no ano que se passou. Esperamos que vocês estejam informados do que se passa na nossa comunidade.
Caso alguém esteja interessado em participar do jornal, patrocinar, escrever algum artigo, sugestões ou críticas, favor entrar em contato conosco:
tel(s): (85)32617795/32480708 (falar com Catarina ou Alexandrina)
e-mail:vozdaquadra@yahoo.com.br

OS REDATORES

JUNHO - Eleições 2005

Dia 26 de junho, ocorreu a eleição para líder comunitário, na qual Normando Rodrigues saiu vencedor com 358 votos (51,21%). No dia 4 de julho, Normando tomou posse do cargo, iniciando assim, o trabalho como líder da comunidade.

JUNHO - Quermesse 2005

No mês de junho de 2005, o conjunto entrou em clima de festa, pois aconteceu a tradicional Quermesse. Uma festa muito animada, com muita música, barracas, comidas, bebidas típicas, apresentações de quadrilhas e etc. Contando com a participação da “Quadrilha das Divas” (uma quadrilha de homossexuais), trazendo muito humor e diversão.

JULHO - As missões



"ACORDA POVO DE DEUS"! Esse foi o grito que abriu as santas missões na comunidade São Vicente de Paulo, nos dias 18 à 24 de julho de 2005.
Tendo a iniciativa das Filhas da caridade, com o apoio dos grupos de orações, catequese, GSV, Marial UNIJOCC, CUFA e grupo de casais da paróquia.
Houve missas, oficinas, palestras e visitas, interagindo diretamente com a comunidade.

NOVEMBRO - CUFA na Quadra

No dia 13 de novembro, houve na comunidade São Vicente de Paulo a final do Campeonato de Basquete de Rua. Um verdadeiro show de habilidade dos atletas levando a comunidade ao delírio.
Finalizado com um show de MV Bill, Negra Giza e Comunidade da Rima.

NOVO CALÇAMENTO

No início do segundo semestre de 2005, foram realizadas as obras do novo calçamento e iluminação pública de algumas ruas da comunidade. A obra foi uma realização da Prefeitura de Fortaleza, satisfazendo o desejo de muitos moradores que buscavam uma melhoria no calçamento.

DEZEMBRO - 5 anos do Projeto Oboé


Após 5 anos de projeto dentro da comunidade, a Oboé Cidadania realizou a festa de encerramento do ano de 2005 no dia 06 de dezembro. Na ocasião, juntou-se os participantes das 8 oficinas para a realização do espetáculo.
Aproveitando o momento, duas das oficinas (flauta e Elementos Musicais) lançaram seu 1° CD, em nome do Projeto Oboé Cidadania.

DEZEMBRO - NOITE DE LOUVOR

No dia 23 de dezembro, as sete horas da noite, ocorreu no salão da associação dos moradores uma noite de louvor e pregação, realizada pelo grupo Marial UNIJOCC com a intenção de despertar nos moradores da comunidade a importância da chegada do menino Jesus no Natal.
A programação contou com dança, peça teatral, participação dos grupos da comunidade, entrega de cestas básicas e muito louvor à Deus.

Agradecimentos


O Jornal Voz da Quadra, neste ano de 2005, passou por muitas dificuldades para que pudesse estar em suas mãos. Estas só foram vencidas graças ao apoio de diversos colaboradores. Assim chegou a hora de agradecer a todos os patrocinadores que contribuíram com cópias ou dinheiro, e principalmente a você, leitor, pois esse trabalho só existe por sua causa.
Muito obrigado a todos àqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste Projeto.

Edição Nº 5 - 15 de novembro de 2005 - Limpeza da Comunidade


Você sabe quanto vale a limpeza do conjunto?

Por: Catarina Érika, Danilo Pereira e Ana Raquel


Ao fazer essa pergunta, o morador da Comunidade São Vicente de Paulo se mostra desinformado e confuso, pois, mesmo que não admita, ele não participa dos seus próprios interesses, que é a limpeza do seu conjunto.
Há sete anos atrás, a Associação dos Moradores implantou o projeto de colocar garis para cuidar da limpeza do conjunto, como também, para satisfazer muitos moradores que reclamavam da sujeira.
Quem faz a limpeza é o Ronaldo e Cleyson, moradores do conjunto, que limpam as ruas desde que o projeto de limpeza foi criado. Mesmo sendo um trabalho difícil, Ronaldo diz: “Ganho pouco, mas eu gosto de limpar a comunidade. Acho que tem um monte de gente que não dá valor”.
Mesmo sabendo que tem dois moradores que trabalham como garis limpando a comunidade, os outros moradores também devem refletir se faz a sua parte, pois, se cada morador fizesse sua parte de limpar a porta da sua casa, a limpeza da comunidade melhoraria 100%.
E então, você faz a sua parte?

O que você acha da limpeza da comunidade?

(Sr. Antônio)
“Acho que é um serviço muito
Importante. Talvez, se não fosse os
meninos humildes da comunidade,
era mais sujo”


(Osvaldo)
“No momento, pra mim está ótimo.Não tenho nada à reclamamar”.

(Sra. Alda)
“Acho que deveria ser melhor, se
todos os moradores colaborassem
com a limpeza e não esperassem pelos meninos”.

As Boleiras

Por: Caiane Freitas, Roberto Júnior e Bruno Vasconcelos

No Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, existem muitos moradores que mantêm seu sustento de maneira digna, por conta própria, como por exemplo: comerciantes, vendedores de lanches, marmitarias, etc.
Entre tantas profissões, existe uma que se destaca: as boleiras. É um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, dentro da comunidade, oferecendo oportunidade de emprego para muitas pessoas que estão desempregadas.
As boleiras trabalham de 8h às 18h, de segunda à sábado, vendendo rifas com premiações de R$10 à R$50 ou de valor maior. Os sorteios ocorrem nos dois turnos: 14h, 18h e 20h, pelo “paratodos”.
Regina, moradora da Quadra, trabalha como boleira há mais de 8 anos e declara ao Jornal Voz da Quadra: “Quase tudo o que tenho é através das rifas, como o sustento dos meus filhos. Eu gosto do que faço, mas tem gente que descrimina as boleiras”.

Pura Diversão

Por: Bruno Camilo, Adalberto Jr. e Alexandrina Fernandes


Muitas crianças entram em clima de festa quando chega o dia 12 de outubro, pois elas comemoram o “Dia das Crianças”. E para garantir a festa, a Associação dos Moradores do Conjunto São Vicente de Paulo preparou para as crianças um dia de pura diversão, com brincadeiras, filmes infantis, pintura de rosto, apresentações e etc.
No final da tarde, com a ajuda de alguns grupos que atuam na comunidade, como: Divas, Jornal Voz da Quadra, Equipe Fábio som, Grupo de jovens UNIJOCC, catequese e outros, foi feita a entrega de brinquedos. Infelizmente, podendo ser destacado como um ponto negativo da festa, não deu para fazer uma boa distribuição, por conta da grande quantidade de crianças.
Mesmo com essa dificuldade na entrega dos brinquedos, foi um dia marcante para muitas crianças, que nunca tiveram um dia tão bom como àquele. Prazeroso, também por tirar muitas crianças da rua e dedicar um dia só para elas, tornando então, um momento inesquecível!

Lançamento do 1º CD do Oboé

Por: Roberto Júnior e Catarina Érika

Após 3 anos de existência, os grupo: Elementos Musicais e Meninos Flautistas, do Projeto Oboé Cidadania, gravarão seu primeiro CD, com o objetivo de lançá-lo no dia 06 de dezembro, quando será comemorado o aniversário de 5 anos do projeto.As gravações ocorrem no estúdio da FIC (Faculdade Integrada do Ceará), tendo como repertório músicas cearenses, melodias clássicas, entre outras.

Festa de São Vicente

Por: Alexandrina Fernandes e Ranniery Melo

Entre os dias 18 e 27 de setembro, ocorreu na Paróquia de São Vicente de Paulo, da qual nossa comunidade faz parte, a festa de São Vicente - nosso padroeiro.
A programação teve direito a novena, momentos de lazer e convívio da comunidade paroquial, após as missas e procissão pelas imediações da Matriz.
No ultimo dia 27 de setembro, alguns idosos da nossa comunidade e de outros setores da paróquia, cadastrados anteriormente, receberam sopão e cestas básicas após a missa.
A festa é comemorada anualmente para homenagear este grande Santo da Igreja Católica. Se você perdeu a festa esse ano, fique atento para que o próximo ano você possa participar desse festejo com toda paróquia!