EditorialMulher sexo frágil ?
De frágil não tem nada, pois são a força de cada dia em suas famílias, são sensíveis, emotivas e intuitivas, na hora da ação. Juntam a emoção com a razão e assim vão dando forma a vida, confiantes com a esperança, força e coragem de quem gera a vida.
Porém, para muitas lhe são tirado o direito de mãe e mulher, pois a fragilidade vem sendo resposta pela violência que as deixam sem coragem para lutar, mas... Coragem mulher!
Acorda, não se deixe abater e lembre-se: só você pode fazer alguma coisa para resgatar seus direitos como mulher, pessoa e mãe.Quando se dá o primeiro passo, tem quem nos ajude, mas você precisa estar a frente.
Ceder a violência as tornam fracas, sem coragem para lutar, por isso, agüentar e lamentar não adianta, precisamos perder o medo despertando a força e a coragem que existe na mulher. Os Redatores
Nota - Posto de Saúde
o Posto de Saúde Mirian Porto Mota entrará com uma nova programação de atendimento aos seus pacientes, com dois médicos, dois enfermeiros, duas auxiliares de enfermagem, duas técnicas de higiene dental. AS agentes de saúde sairão nas ruas da comunidade para marcar consultas. Todos os pacientes serão atendidos nos dias agendados. O posto estará também fazendo planejamento familiar e pré-natal para gestantes.
Quadra ou Quadras?
Conjunto ou Comunidade?
São Vicente de Paulo ou Paula?
Por: Catarina Érika e Ana Raquel
Na ultima edição do jornal Voz da Quadra, foi comentado um tópico que ainda é muito confuso para os moradores: é Quadra ou Quadras?
Como todas essas dúvidas, nós resolvemos fazer uma pesquisa, e então surgiram novas dúvidas: Comunidade ou Conjunto? São Vicente de Paulo ou Paula?
Que confusão, não é?
E para você não ficar tão "encurralado", nós vamos dar uma mãozinha. Veja uma pesquisa feita com alguns moradores:
Quadra
19 pessoas
Quadras
11 pessoas
Conjunto
25 pessoas
Comunidade
24 pessoas
S.V de Paulo
38 pessoas
S.V de Paula
15 pessoas
E então, o que você achou? As pesquisas acertaram.Moramos no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo (Quadra), de acordo com alguns documentos pertencentes ao conjunto, como ofício antigos. E de acordo com a pesquisa realizada pelo jornal, é Quadra pois o conjunto não se divide mais em quadras e sim por ruas.
O importante é que você já sabe qual o nome oficial, mas isso não significa que você deve deixar de chamar o conjunto da sua maneira! E então, solucionou as dúvidas?
Destaque Da Quadra
Por: Catarina Érika e Alan Silva
Nome: Sidney Melo BarrosIdade: 36
Profissão: Vendedor Autônomo
Você já comeu um "BIG MAC SIDNEY FELIZ"? Quer dizer: você já comeu um cachorro quente no Sidney? Essa grande figura é o destaque desta edição do VdQ por ser um profissional muito humilde.
Ele vende um cachorro quente com pão, salsicha, catchup, maionese e batata palha, acompanhado com um copo de suco por apenas cinqüenta centavo (R$0,50).
Entrevista
VdQ: Como tudo começou?
Sidney: Comprei um carrinho de lanche por acaso,então decidi colocar. Comprei mercadorias. Foi de momento e continuo até hoje.
VdQ: Você já pensou em aumentar o preço?
Sidney: Por incrível que pareça, já faz oito anos que vendo por esse preço. Até pensei [em aumentar o preço], mas vi que dava pra lavar e vende muito.
VdQ: Você já sofreu alguma discriminação em relação ao seu trabalho?
Sidney: Tem pessoas que falam, mais não na frente. É muito gratificante e gosto do que faço.
Família Silva Santos
Por: Meire Araújo e Ranniery Melo
A partir dessa edição, o jornal Voz da Quadra enfocará, todos os meses, uma família do nosso conjunto. Para dar início, fizemos uma entrevista com a família Silva Santos. Residentes da Rua Santa Inês, n° 78, a família é composta por 16 pessoas, das quais 9 são crianças.D. Francinete, a chefe da família, nos contou que a sua maior felicidade ocorreu há pouco tempo, quando um dos seus filhos entrou para o Sítio de Recuperação de drogados. Uma grande dificuldade da família é a educação moral das crianças.
Sobre o relacionamento entre os famíliares, D. Francinete disse que antes havia muitas brigas na família, mas agora seus filhos e netos estão mais calmos.Mesmo com todos os problemas, a família ainda sonha em cada filho ter sua casa própria.
Não perca as próximas edições, pois a sua família pode ser a próxima homenageada!
Agosto: mês dos pais
Por: Catarina Érica e Alexandrina Fernandes

O mês de agosto, dedicado aos pais, é tão importante quanto o mês das mães.
Há vários tipos de pais, como: O chefe de família, idoso, jovem, adotivo ou até mesmo aquele que não está ao nosso lado em todos os momentos de nossa vida, mas, sempre estarão em nossos corações, mesmo que seja pai só por nome e não por afeto.
Destacamos esses exemplos, o Voz da Quadra entrevistou alguns pais de nosso conjunto.

Pais:Moisés (27 anos, pai de 2 filhos)José Gonçalves (Sr. Zé Candido)- Pai e avôMarcos Araujo ( 21 anos, pai pela 1ª vez)Sr. Alexandre (Pai)Osvaldo (pai pela 1ª vez)VdQ - O que é ser pai para você?
Sr. Alexandre - " É uma boa, mas tem que saber levar os filhos porque dá um trabalho medonho"
Sr. Zé Candido- "Para mim é um divertimento e ao mesmo tempo acho que a criança não tem culpa de ter nascido para passar dificuldade, temos que fazer caridade".
Moisés - "É uma responsabilidade muito grande, é educar. Passar o seu espelho, o que você é de bom, para que no futuro ele possa ser uma pessoa que tenha valor na sociedade".
Marcos -" Ter responsabilidade, é uma coisa maravilhosa que eu to passando, eu não me arrependo de ter sido pai nessa idade, amo muito meu filho e quero dar um futuro melhor para ele."
VdQ - Que tipo de pai você se considera?
Sr. Alexandre - "Acho que para eles sou um pai, não me meto, mas só falo a verdade. Contanto que ande na linha".
Sr. Zé Cadido - "Eles não tem mais pai, então pai e avô. Vivo lutando com eles pra estudar para que saibam seguir os seus caminhos."
VdQ - Existe alguma dificuldade?
Sr. Zé Candido -"Na alimentação e na sobrevivência, mas sempre tenho ajuda de um jeito ou de outro e sou aposentado, mas já é uma grande vitória."
Marcos -"A família não queria aceitar, a mãe do meu filho é de menor, mas tudo ocorreu bem e era uma coisa que eu queria muito."
VdQ- Qual a sua maior alegria em ser pai?
Moisés -"É quando vejo meus filhos sorrindo, saudáveis dentro de casa, saber que está tudo bem com união. Essa é a minha maior alegria."
VdQ - Qual a sua expectativa para ser pai?
Osvaldo -"Ser uma pessoa muito atenciosa para o meu filho, tudo que eu poder dar em termo de educação, saúde e tudo de bom para a vida dele”.
VdQ- Qual foi a sua 1ª reação quando soube que ia ser pai?
Osvaldo- "Fiquei surpreso que é meu 1° filho e é uma experiência nova."
VOCÊ SABE O QUE É CULTURA?
Por: Liduína Lima
Cultura é o costume, a vivencia, a expressão de um povo, seja em forma de escrita, danças, músicas, comida, maneira de vestir...Na nossa cultura cearense somos representados no vaqueiro, temos o forró, nossas comidas típicas, os repentistas, a mulher rendeira, os pescadores, etc.
Nos próximos números vamos falar um pouco de cultura e mostrar o que de cultura tem em nossa comunidade.
50 ANOS DA COMUNIDADE E A ORIGEM DO NOME DAS RUAS
Por: Ranierry Melo e Alan Silva
Em virtude do prestígio alcançado pela matéria da história da comunidade (Edição Nº 11 do VdQ) e do interesse das pessoas em conhecer mais o histórico do conjunto, o jornal Voz da Quadra agora expõe, ao longo de suas edições, alguns tópicos e curiosidades sobre o conjunto São Vicente de Paulo. Neste mês, você vai conhecer sobre os nomes dado as ruas da comunidade.
Segundo D. Valda, uma das líderes comunitária da época, um grupo com as principais lideranças reuniu-se e surgiram várias idéias, mais de vinte, que foram colocadas em uma urna onde foram sorteados os dez nomes das ruas interiores do conjunto.
A escolha dos nomes foi associada principalmente às pessoas que contribuíram para a comunidade, como Monsenhor Antônio Souto, Irmã Inês de Barros Lima (santa Inês) e Colégio Santa Cecília (rua santa Cecília).
Outro fator considerado foi o nome dos grupos de reflexão existentes na época, como santa Luzia, santa Lúcia e Margarida Naseo, embora desse tópico, apenas santa Catarina Labouré foi sorteado.
Não perca nas próximas edições mais curiosidades sobre a história da nossa comunidade.
INFORMATIVO DO UNIJOOC:
O grupo Marial unijooc convida jovens a participar da união de jovens com cristo. Não perca!
Venha fazer aliança com Deus! Nos reunimos aos sábados, às 19hs, no Centro Comunitário Paroquial.

