
É MISSÃO DE TODOS NÓS!
Por: Ranierry Melo e Bruno Camilo
Entre os dias 18 e 24 de julho, na comunidade São Vicente de Paulo, ocorrerão as Missões Vocacionais. As Missões têm como objetivo conscientizar a comunidade que a pessoa humana, desde o momento que nasce, já traz dentro de si o gene da vocação. Deus o chamou à vida, isto é, à existência e, ao longo do tempo, Deus continua chamando para outras especialidades de vocação.
As missões serão realizadas através de caminhadas, oficinas, palestras, visitas missionárias, missas, terço pela paz e noite cultural. Os responsáveis pela realização e organização são: as filhas da caridade, catequistas da comunidade, UNIJOCC, grupos de reflexão, casais e grupo São Vicente.
Os interessados em se inscrever nas oficinas (danças, artes com jornal, biscuit, brinquedoteca e alimentação alternativa) devem procurar D. Glória, Eliete ou Irmã Raimunda.
Participe desse acontecimento, Deus o chama para sua vocação!
NOTA À COMUNIDADE
O jornal comunitário Voz da Quadra surgiu a partir da iniciativa de alunas da UFC, com o objetivo de mobilizar os jovens da comunidade São Vicente de Paulo para criarem um veículo de circulação de informações de interesse da comunidade .
O nome “Voz da Quadra” foi criado pelos próprios jovens que fazem o jornal, com o objetivo de tentar reverter a imagem negativa do termo “Quadra”, e por acreditarem na popularidade deste termo referindo-se a esta comunidade.
Já o termo “Voz” procura sugerir a importância da participação dos moradores na realização do jornal. Os moradores interessados em participar, podem procurar os jovens responsáveis pelo jornal. Todos são bem vindos!
Os redatores.
E viva São João!!!!!
Por: Ranniery Melo
Na última quarta-feira, dia 29 de junho, aconteceu a festa junina dos grupos de reflexão da comunidade, que se reúnem todas as quartas-feiras para refletir a palavra de Deus e debater sobre os problemas existentes na comunidade. No total, cinco grupos (Coração de Maria, Somos todos irmãos, São José e Santa Cecília, Santa Inês e São Vicente) se reuniram, durante os meses de maio e junho, no centro comunitário, para realizarem um estudo sobre Maria, desenvolvido pelas Filhas da Caridade. O evento foi encerrado com um divertido arraial.
Todos os integrantes dos grupos trouxeram comidas típicas da época. Ao final da celebração, um quadro de Jesus foi sorteado e Sidney Melo foi o ganhador. Todo o dinheiro arrecadado na rifa será destinado às Missões vocacionais. Lembrando que ainda há duas rifas correndo: a de uma churrasqueira e a de uma toalha de mesa.
Dona Dalva Mesquita (50), integrante do grupo São Vicente, disse ao nosso jornal que foi um ótimo momento, pois há uma grande união entre todos dos grupos e há uma participação muito bonita.
O que você acha da Quermesse?
(Zélia Rodrigues) – “Não sou a favor, pois, o barulho me incomoda muito. Eu trabalho cedo e preciso dormir à noite, mas alguns ‘vagabundos’ ficam encostados no meu muro, falando coisas feias e eu sou obrigada a escutar tudo”.
(Mazilene) - “A Quermesse trás muitos benefícios na comunidade. Para, mim é um lucro a mais. Nas quermesses, eu gosto de trabalhar, vendendo comidas típicas”.
(Gabriela) – “Gosto muito. É um dos divertimentos bons que existe na comunidade. Gosto de tudo: das músicas, das pessoas, menos das confusões!”.
Enfim... O novo Líder da comunidade!
Por: Ana Raquel Souza
Dia 26 de junho, das 8h às 17h, ocorreram as eleições para a escolha do novo líder comunitário, que passará dois anos na presidência da comunidade São Vicente de Paulo.
De acordo com as pesquisas realizadas, cerca de mil pessoas deveriam votar, mas só 707 votaram. No local da votação, haviam dois fiscais e quatro mesários. A escolha dos ficais e dos mesários foi feita através de uma reunião entre os candidatos, que escolheram as pessoas de cada chapa.
O dia todo da eleição foi de muita agitação. E finalmente chega à hora da apuração. Muitas pessoas ficam atentas a espera do anúncio do novo líder. Com 358 votos (51,21%), Normando Rodrigues de Souza, da chapa 2, torna-se o novo líder comunitário.
Depois da sua comemoração, Normando diz: “Essa eleição foi ganhada pelo povo, e a gente vai tentar, de qualquer maneira, mudar a comunidade com a ajuda do povo, sozinho não conseguirei realizar tudo isso, tem que ver a associação para fazer da comunidade o melhor lugar.”
No último dia 4 de julho, Normando tomou posse do cargo e passou a assumir o papel de líder comunitário.
ENTREVISTA COM NORMANDO
Por: Alexandrina Fernandes
Voz da Quadra - QUAL SERÀ SEU PRIMEIRO PASSO NA NOVA ADMINISTRAÇÂO ?
Normando Rodrigues - “Vamos tentar unir-se com todos os grupos para saber o que pode-se fazer pela comunidade, para que a gente possa realmente alcançar nossos objetivos. Será a associação dos moradores junto com todos os grupos religiosos, esportivos e etc. Depois é nós vamos ver o que vamos fazer primeiro.”
V.Q - QUE DEFEITOS VOCÊ VIU NAS ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES QUE VOCÊ TETARÁ CONSERTAR ?
N.R - “É meio difícil para gente que está entrando em uma associação dos moradores. Houveram muitas falhas ,a comunidade perdeu algumas coisas ,mas também ganhou outras. O que foi feito de bom a gente vai aproveitar e o não foi feito, a gente vai tentar fazer.”
V.Q - O QUE VOCÊ FEZ DE ERRADO NA SUA ADMINISTRAÇÃO PASSADA? COMO PRETENDE CORRIGIR?
N.R- “O meu maior erro quando fui presidente da ultima vez ,foi tentar centralizar o poder, eu queria resolver tudo sozinho .Desta vez a intenção é de promover uma união entre os grupos e cada qual ficará responsável por uma área determinada para ver se nós conseguiremos realizar as coisas necessárias para a comunidade.”
Mês de junho é festa, é mês de Quermesse!!!
Por: Catarina Érika e Danilo Pereira
Todo ano, no mês de junho, a comunidade entra em clima de festa, pois acontece a tradicional quermesse. É uma festa muito animada, com muita música, barracas, comidas típicas, bebidas, apresentações de quadrilhas e muita gente bonita dançando.
A quermesse existe à mais de 30 anos, surgiu à partir de D. Anunciada (72 anos), juntamente com D. Assunção e D. Graça. No início, a quermesse acontecia na rua Verdes Mares, em frente a casa de D. Anunciada. Recordando-se do tempo, D. Anunciada diz: “ A gente teve a idéia como forma de diversão. Na quermesse tinha fogueira, músicas juninas, era aquela alegria...não faltava nada. E naquele tempo a gente não tinha ajuda de ninguém, nós mesmos organizávamos”.
Anos depois, Sandra Monteiro assume a quermesse e passa a organizá-la de maneira ainda tradicional. Sandra comenta: “ Eu gostava muito desse tempo, tudo era mais tradicional. As músicas eram de Luís Gonzaga, as danças eram como pau de fitas, e as quadrilhas eram tradicionais. Hoje a cultura mudou, os estilos de danças e músicas já não são os mesmos”.
Depois, a quermesse passou a ser organizada pelo líder comunitário. Acontecendo nos quatros últimos dias da semana, não é mais realizada só na rua Verdes Mares, ocorre em diversas ruas dentro da comunidade, como a rua do Rosário e Santa Catarina Labore. Quando chega as últimas semanas do mês, passa a ser na rua General Tertuliano Potiguar, com as apresentações de quadrilhas.
Por: Catarina Érika e Irivan (Neném)
Humor e diversão é o que não faltam na quermesse da comunidade São Vicente de Paulo, principalmente com a participação da “Quadrilha das Divas”. Uma quadrilha formada por Homossexuais, que tem como objetivo divertir as pessoas e conquistar o respeito de todos. Não é uma quadrilha tradicional, é muito moderna,com o casamento e as danças bastante engraçadas.
No início, era formada só por Heteros (homens), mas com o tempo, eles foram se afastando. E então, surgiu muitos Homossexuais, que fundaram o grupo e a “Quadrilha das Divas”.
“Somos muito abençoados, por morar numa comunidade que nos aceita. Queremos mostrar que apesar de ser diferente e amar diferente, somos da comunidade, queremos ajudar e fazer as pessoas rirem”, diz Normando Rodrigues, líder das Divas.

