9/02/2006

Edição Nº 9 - 20 de maio de 2006 - Novo calçamento








Editorial

O Jornal Voz da Quadra começou como um sonho de um grupo pequeno de jovens da comunidade que, após um ano de luta, se transformou em realidade. Sonho de preencher o vazio de informações que os grandes jornais geram ao ignorar quase que completamente nossa comuniade, como tantas outras. Luta para fazer a oficina, levantar patrocínios, realizar as matérias e por fim fazer o jornal crescer, levando informações da comunidade aos moradores da Quadra.
E o jornal cresceu, “os meninos do jornal” também amadureceram, e hoje já se sentem bastante seguros ao desenvolvimento as matérias. Segurança essa revelada na entrevista feita recentemente ao MV BILL (Leia na próxima Edição Especial).
Quem imaginaria que um dia o jornal comunitário da Quadra iria alcançar as páginas dos grandes jornais do estado, sendo citado e elogiado? Pois foi a coroação desses 365 dias de luta e esperança. O Jornal Voz da Quadra fez a cobertura da filmagem do novo clip do MV Bill na Quadra. E não bastando conseguir uma entrevista exclusiva com o rapper, se igualando aos outros grandes jornais do Ceará, o Jornal Voz da Quadra simplesmente “emprestou” seu trabalho ao grande Jornal O Povo. Quando seria mais fácil imaginar o contrário, o grande ajudando o pequeno.
Além de ter ajudado o Jornal O Povo, cedendo a fita com a gravação da entrevista, o Jornal Voz da Quadra foi citado e comentado na matéria de capa desse jornal cearense, através das suas redatoras Érika e Raquel. No dia em que a grande mídia reconheceu a importância do nosso jornal comunitário, e por que não dizer, da Quadra.
Recentemente, a Central Única das Favelas (CUFA), reconhecendo o serviço prestado pelo jornal na comunidade, firmou uma parceria com o Voz da Quadra. A Oboé Cidadania também já tem dado apoio ao projeto. Após um ano, o jornal começa a ser reconhecido, mas o que importa mesmo para os meninos que lutam por esse trabalho é a valorização e participação de vocês: moradores da comunidade.

Charge



Um ano de notícias....Voz da Quadra!

Por: Catarina Érika e Danilo Pereira

Neste mês de maio, o Jornal Voz da Quadra completa um ano levando informações e notícias até você, com assuntos relacionados a Comunidade São Vicente de Paulo (Quadra).
Este trabalho foi iniciado por duas estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que reuniu um grupo de jovens da comunidade interessados em desenvolver o projeto. A inexperiência não influiu muito nos trabalhos, pois antes do 1º exemplar chegar nas mãos dos leitores, foi desenvolvida uma oficina de jornalismo durante quase dois meses.

Porque o nome Voz da Quadra?

O nome foi criado com o propósito de ser um meio de comunicação com o objetivo de dar VOZ a comunidade e discutir assuntos que a envolve. Foi escolhido usar o nome QUADRA, porque o Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo é chamado popularmente assim, e principalmente para deixar claro que a Quadra pode ter uma imagem positiva e não é como falam.

Dificuldades...


No início, a dificuldade era grande, pois contávamos com pouco apoio e patrocínio. Mas, com o passar do tempo, nosso trabalho foi se desenvolvendo e passamos então a contar com a ajuda dos comerciantes e Projetos da comunidade, além de alguns patrocínios de fora.
Hoje, outra grande dificuldade que enfrentamos é a quantidade insuficiente de exemplares a serem distribuídos. São poucos, mas mesmo assim buscamos entregar os jornais em todas as ruas da comunidade. E mesmo com tanto esforço, ainda há pessoas que não valorizam nosso trabalho, amassando e jogando os jornais no lixo. Por isso, alguns membros do jornal se sentem desmotivados.
Mas, mesmo com todas essas dificuldades, não deixamos de crer em nosso ideal de continuar sendo fonte de informação para a comunidade....
Hoje, o jornal é composto por 8 redatores, de 13 à 20 anos. E queremos convidar você a fazer parte do jornal Voz da Quadra. Participe! A comunidade sempre será bem-vinda nesse projeto.

Opinião: O que você acha do Jornal Voz da Quadra?


Normando -“Em primeiro lugar, parabenizar e dizer que o jornal está crescendo cada vez mais e está funcionando como meio de comunicação para a comunidade.”


D. Lúcia- “ É ótimo para a comunidade, eu gosto e acho legal, só não gosto é do nome, se fosse comunidade São Vicente de Paulo, seria melhor.”


Pe. Neto- “ É muito importante porque desperta a consciência crítica da comunidade. Procura resgatar valores da mesma e respeitar seus patrimônios(creche, salão paroquial e etc..).

Fique de olho nos Projetos da Quadra

Por: Ana Raquel

CUFA – Atividades
Projetos:
Coletânea poesia negra do intelepai do poeta
Lançamento das cartilhas que serão levadas as escolas de cada grupo para debate das letras das músicas.
Audiovisual com base no Pirambu, responsável Edmar Júnior
Maiores informações na Casa do Fala Favela/CUFA. Falar com Luiz ou Zezé.

Centro Comunitário São Vicente de Paulo:

Ø Aula de batet de segunda à quinta feira de 16hs às 17hs.
Ø Aulas de capoeira pela manhã....
Ø Reunião de idosos toda quarta e sexta-feira pela tarde(13hs às 16hs) ao total de 60 idosos nessa atividade. Inscrições abertas.

Ø Terá um seminário comunitário de sensibilização sobre a violência domésticas de crianças e adolescentes. Dia 31/05 às 13hs.
Mais informações falar com Tânia, no centro comunitário.

Ação Voluntária
Está previsto um curso de inglês, uma turma pela manhã (inglês avançado) e outra turma à tarde(inglês básico) para o mês de Maio.

Mais informações sobre os cursos da ação voluntária, falar com D. Nair.

Atividades do projeto oboé cidadania:

-Dia 24 de maio às 14hs, na comunidade São Vicente de Paulo,haverá uma tarde de beleza para as mães dos alunos do projeto oboé.

-Dia 25 de maio,15hs às 17hs , no centro cultural oboé, festa em comemoração do dia das mães, para os alunos e mães do projeto. Na ocasião haverá o sorteio de duas cestas básicas e duas assinaturas semestrais do jornal Diário.

-Dia 30 de Maio,14hs às 17hs, na FIC. haverá curso dado pelas alunas do curso de gestão de recursos humanos da FICm, sobre "motivação e capacitação para o mercado de trabalho", para os alunos de 14 à 18 anos do projeto.

-Dia 19 de junho, 15hs, no anexo da comunidade. um teatro de fantoches, com a peça "os três porquinhos". Será aberto ao público.

SEBAR 2006
Seletiva Estadual de Basquete de Rua

Por: Alexandrina Fernandes

Dos dias 30 de abril à 27 de maio acontece a SEBAR - Seletiva Estadual de Basquete de Rua - evento organizado pela CUFA (Central Única das Favelas). A SEBAR está sendo realizada em quadro etapas, a abertura da seletiva (30/04) aconteceu no Conj. Ceará.
Mesmo de baixo de chuva, os jogadores e as jogadoras não se intimidaram e fizeram o basquete de rua acontecer. Já no Conj. Esperança (07/05), foram jogos quentíssimos, sob o sol de Fortaleza, com apresentação de “break”, rap e premiação da melhor enterrada. Durante a SEBAR, as oito melhores equipes vão para as oitavas, em seguida acontece as semi-finais e final da seletiva.
Na 2° etapa (14/05), no Antonio Bezerra, além dos jogos, foram feitas apresentações dos grupos Conexão P3 (Break), Farol Rap e Estilo Livre. A 3° etapa será realizada no Benfica (21/05), na praça da Gentilândia(ao lado do CEFET). As Finais (27/05) serão na Comunidade São Vicente de Paulo (Quadra) com apresentações de grupos de Rap e Show de lançamento do novo CD de MV Bill, chamado “O Bagulho é Doido”.

Entrevista com o Coordenador da SEBAR:

Voz da Quadra - O que é a SEBAR ?
Ernando- É uma Seletiva Estadual de Basquete de Rua.

V.Q- Quais objetivo da SEBAR?
Ernando- Integrar essas comunidades e fazer com que cada jovem possa ver que a SEBAR pode transmitir coisas boas para a sociedade.

V.Q- Como acontece?
Ernando- Anualmente, trazendo a oportunidade de duas equipes masculinas e duas femininas representarem o Ceará no Rio de Janeiro na liga (LIBBRA) que acontecerá nos meses de julho à setembro.

Não perca! Show de lançamento do novo cd do MV Bill no encerramento da SEBAR, dia 27 de maio, na Rua General Tertuliano Potiguara.

Novo calçamento

Por: Catarina Érika



A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Associação de Moradores e a Central Única das Favelas (CUFA), está dando continuidade as obras do novo calçamento, que já estava em licitação desde novembro e desta vez estão acontecendo em todas as ruas da comunidade.
Mesmo com o novo calçamento, alguns moradores aprovaram e outros mostram-se insatisfeitos. Uns dizem que estão gostando das obras e que é um grande avanço para a comunidade manter as ruas bonitas e quem sabe limpas; outros acham que, mesmo melhorando a aparência das ruas, poderá trazer danos para a comunidade no período de chuvas. Como há poucos bueiros na comunidade, quando chove, as ruas ficam alagadas.
Segundo Neto Braga, mestre de obras, não há porque se preocupar com a chuva: “O nosso trabalho é pavimentar as ruas e quando chover toda a água irá para a avenida, não tendo possibilidade de alagamento nas casas da comunidade.” As obras estão previstas para terminar no dia 26 de maio.
“Era um sonho da comunidade que pode ser realizado através da associação em parceria com a CUFA”, diz Normando Rodrigues, líder comunitário da Quadra, em relação as obras do calçamento.

MÃES DA QUADRA

Por: Alexandrina Fernandes e Ranniery Melo


O mês de maio é um mês dedicado as mães, em que os filhos fazem de tudo para agrada-las: compram presentes, preparam seu café da manhã ou seu almoço, as enchem de beijos etc. Afinal é o mínimo que podem fazer por aquelas que nos deram a vida. Pesando nisso o Jornal Voz da Quadra decidiu fazer uma homenagem, entrevistando algumas da mães da nossa comunidade.

D. Fátima
V.Q - Qual a sua maior dificuldade em ser mãe solteira?
R- Pra mim não existiu nenhuma dificuldade não, criei meu filho até agora e nunca tive nenhuma dificuldade.
V.Q- O que é ser mãe?
R- É poder dar carinho, atenção e respeito para o meu filho.

Elizabeth Lima, 17 anos.
V.Q- O que você sentiu quando soube que estava grávida?
R- Senti medo da minha família.
V.Q- Sua família lhe apoiou ao saber ?
R - No começo não, mas depois eles aceitaram e deram o maior apoio.
V.Q- Para você o que é ser mãe ?
R- Pra mim, ser mãe agora, é dividir tudo com minha filha e cuidar dela.

D. Marisor, artesã.
V.Q- Você consegue sustentar sua casa como mãe empreendedora?
R- É muita coisa em uma coisa dentro de uma casa, se fosse depender só do meu trabalho não daria.
V.Q- V.c Consegue ser mãe presente e mãe empreendedora ao mesmo tempo?
R- Eu faço o possível e impossível para ser uma mãe empreendedora e também ter cuidado com os meus filhos pois isso é muito importante.
V.Q- O que é ser mãe?
R- Ser mãe é muito bom, é muito importante. A coisa mais importante na vida da mulher é ser mãe.

Poucas crianças nos ensaios da Coroação

Por Ranniery Melo

No mês de maio, mês de Maria, ocorre a tão esperada festa da Coroação de Nossa Senhora, que este ano acontecerá no dia 28 de maio. D. Fransquinha, organizadora do evento deste seu início, ensaia o mês inteiro com crianças da comunidade para fazer uma bela homenagem à Maria no fim do mês. Ela contou ao jornal Voz da Quadra que há apenas 10 crianças participando da Coroação esse ano. A maior dificuldade é a pouca participação das crianças no evento da comunidade.
“Por hora, as crianças da comunidade são desinteressadas, assim, será uma Coroação bem simples nesse ano. Penso em colocar a participação dos grupos de reflexão”, reclamou D. Fransquinha.
Os ensaios ocorrem todos os dias a partir das 17h30. As crianças interessadas devem ir à casa de D. Fransquinha nesse horário.
Vamos colaborar para que este belo momento possa acontecer como todos os anos!