8/21/2007

Edição Nº 17 - Julho de 2007 - Vitória da chapa 2

CLIQUE NA PÁGINA PARA AMPLIAR!












Edição Nº 16 - Maio de 2007 - Edição Especial Eleições 2007


EDITORIAL

Não seja apenas um morador!

Nesta edição especial viemos abordar um assunto muito importante para a comunidade. Estamos falando de nossos direitos.Você sabe quais são os seus direitos?
Este ano haverá eleições e independente de quem será escolhido, você não precisa esperar do presidente da associação para mobilizar algo. O importante é ter força de vontade e correr atrás dos seus interesses.
Você sabia que você pode mobilizar qualuqre coisa - agindo da sua maneira, sem esperar por ninguém? Você não precisa ser apenas um morador qualquer, seja um morador atuante e participe das discussões!
Pense, reflita e faça algo para garantir seus direitos.

Os redatores


NOTA

No dia 22 de maio acontece no salão comunitário, às 19h30, reunião com pais dos jovens da Escolinha de Basquete de Rua e o professor Luis da CUFA. O assunto são as aulas da escolinha na FANOR.


De novo essa novela?

Este ano a formação política do conjunto São Vicente de Paulo poderia mudar. Lançado um edital dia 30 de abril, as inscrições para chapas estavam abertas até dia 15 de maio. Durante esse processo, o atual presidente da Associação propôs a criação de um Conselho.
O que seria esse Conselho? Seria um grupo, sem cargos definidos, que juntos decidiriam, sem presidente. No entanto, no último dia. a chapa liderada por Piçarra efetuou inscrição. Assim, matém a previsão da eleição acontecer no dia 03 de junho entre as chapas lideradas por Normando e Pilarra.
Dado o recado, o que você morador acha desta situação? Sua opinião é de extrema importância. Participe das atividades da sua comunidade.

Chapa 1:

Presidente: Antônio Cordeiro (Piçarra)
Vice: Francisco Fábio
1º Secretário: Ivanildo Alexandre
2º Secretário: Francisco Severino (Dede)
1º Tesoureiro: Auda Lúcia
2º Tesoureiro: Fernanda Viana
Conselho Fiscal: Leonardo Morais (Léo), José Moura, Lídia Cordeiro, Raimundo Nonato Ribeiro (Caxexa).

Chapa 2:
Presidente: Normando Rodrigues
Vice: Ana (Boleira)
1º Secretário: Rita (João ROberto)
2º Secretário: Sandra Monteiro
1º Tesoureiro: Ronildo (Foca)
2º Tesoureiro: Francisco Gerardo (Cambista)
Conselho Fiscal: Marcos Moura (Marcos Som), Saneva, Rosa, Fabrício, Maria Fátima Alcântara, Louro (Barbosa) e Arlan (Arlan House).

Serviço: Eleição dia 03 de junho, a partir das 8h até Às 17h na Associação.


MILITANTES SOCIAIS

Parece ser uma palavra nova, mas coemça a ser uma atividade comum nas periferias de Fortaleza. Militante Social é todo aquele que preocupa com o bem estar da comunidade. E você pode ser um(a) sabia? Basta agir!
Você pode participar da Associação de Moradores ou formar um grupo com interesse de trazer melhorias como um conselho, grupo de jovens, etc.
De acordo com o estatuto deste conjunto, que está a mais de 20 anos desatualizado, a associação é formada por : 1° Presidente e Vice; 2° secretária e 2ª secretária; 1° tesoureiro e 2° tesoureiro ; Conselho fiscal e Suplente.
É de fundamental importância que a associação e o conjunto seja legalizada, esteja em dia com os órgãos competentes, traga beneficio e lute em prol dos interesses dos moradores.
Agora, para mobilizar a comunidade e fazer valer os nossos direitos não é preciso líderes, nem associações. É preciso que faça algo, procurando trazer melhoria para todos.

Edição Nº 15 - Abril de 2007 - Saiba o que são as ZEIS


EDITORIAL

Roubos e drogas.

Por: Alan Silva

O nosso conjunto está passando por um momento muito delicado, onde alguns jovens estão roubando e usando drogas nas esquinas da nossa comunidade. Diante dessa situação, os moradores pedem respeito.
Alguns moradores reclamam que essas pessoas roubam e correm para dentro da comunidade. Assim, os moradores temem por sua segurança. É preciso que esses jovens pensem se o que fazem é a solução para seus problemas, pois existem outras maneiras de ganhar dinheiro.
Além disso, há o risco que o conjunto corre, pois alguém ou a polícia podem entrar atirando e atingir uma pessoa inocente ou até mesmo atingir sua mãe ou alguém da sua família.
E quem é que vai ajudar uma comunidade violenta?
Outros moradores reclamam da falta de respeito com as crianças, senhores e senhoras, pois esses jovens usam drogas nas ruas sem respeitar quem está passando. Vamos respeitar quem não usa droga. Ninguém é obrigado a ver ou presenciar está situação.
Vejam bem a imagem que vocês estão construindo para a sua comunidade, pois o futuro do seu filho depende dela.


Cadê a

Por: Catarina Érika

Há quase dois anos a Central Únicas das Favelas (CUFA) se engajou na Comunidade da Quadra através do Preto Zezé(coordenador geral da CUFA de Fortaleza), que mora no conjunto desde criança, com o propósito de chamar a atenção de jovens, oferecendo oportunidades nos campos da educação, esporte e cultura, usando uma forma de expressão: O Hip Hop. Em tão pouco tempo, a Cufa deixou raízes e projetos realizados em cinco bairros: Conjunto Ceará, Bom Jardim, Pantanal, ServiLuz e na nossa comunidade.

Mesmo depois de tudo isso, o nosso conjunto se mostra insatisfeito e reclama da ausência da CUFA por quase quatro meses. A única atividade em funcionamento é o estúdio de gravação com o DJ Cristiano.

Na entrevista com o jornal VDQ, Zezé reclama que a CUFA não funciona sozinha, e que a associação e a comunidade têm que ter uma parceria, além de esperar a ajuda do governo que é tão difícil.

Ainda assim, há trabalhos a serem realizados na Quadra pela ONG. Mas, antes disso, conseguir um novo prédio será o primeiro passo para a realização dos trabalhos. A Quadra será apenas um ponto de articulação da CUFA de Fortaleza para outras sedes. Engajar na comunidade do trilho é uma das metas deste ano de 2007 e já está em andamento. Enquanto tudo isso ainda é só uma meta, vamos nos manifestar, porque “parados”, reclamando não vamos conseguir nada.

“A CUFA é um sentimento, não vai resolver os problemas da quadra e sim discutir para tentar resolver, mas, junto com os próprios moradores”, diz Preto Zezé.





- Planejamento para este ano:- SEBAR – Seletiva Estadual de Basquete de Rua - mês de março- Montar o estúdio de gravação- Escolinha de basquete- Novo prédio

- Trabalhos nas outras sedes:- Conjunto Ceará - Break, Basquete e capoeira.- Pantanal - Grafite- Pajuçara e Pavuna - Break- Pirambú – Áudio visual e basquete

- Atualmente quem compõe a CUFA:- Preto Zezé - Coordenador geral da CUFA de Fortaleza- Cristiano - Produtor musical- Preto Lú - Produtor cultural- Dani - coordenadoria de finanças.


Zeis


Por: Ranniery Melo

A Prefeitura de Fortaleza, a cada dez anos elabora um documento chamado Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor) com os projetos que serão realizados na cidade.
Recém finalizado, o documento que devia ter saído em 2002, apresenta um programa polêmico que gera discussões tanto na Câmara Municipal quanto na parcela da população afetada por este plano: as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis).
As Zeis são áreas ocupadas irregularmente por comunidades de baixa renda, como o nosso conjunto, ou terrenos vazios que interessam ao poder público para a edificação de Conjuntos Habitacionais.


A proposta das Zeis é regularizar e urbanizar as zonas ocupadas pela população de baixa renda, mas encontra obstáculos, pois muitas dessas áreas estão em bairros nobres, causando um conflito com os empresários do ramo imobiliário, por representarem locais de grande interesse comercial, além da impressão de insegurança que os moradores da redondeza sentem em relação a comunidades como a nossa.
Por outro lado, os moradores das comunidades dizem necessitar da vizinhança mais abastada, para manter suas ocupações, como a prestação de serviços, comércio etc.
A principal meta das Zeis é proporcionar um melhor convívio entre as diferentes classes sociais localizadas na mesma área. Devemos lembrar que não é de hoje que a nossa comunidade é um “calo no pé” de diversos grupos imobiliários, portanto, não devemos sentir medo de sermos expulsos, mas devemos ficar alertas e participar de todas as discussões que envolvem a nossa comunidade.





Saiba tudo sobre a GRIPE



Por: Ranniery Melo

No período em que estamos sem saber quando vem chuva ou sol, alguns tipos de viroses começam a atacar, uma delas não desperta interesse da população, mas merece uma atenção especial: a gripe.
A gripe é causada por um vírus chamado Influezavírus. Ele pode ser adquirido por vias aéreas (respiração) e orais (saliva, por exemplo). Os vírus têm células e para reproduzirem, precisam das nossas, mas o vírus da gripe ao sair da nossa célula leva um pedaço dela consigo, por isso é reconhecido pelo nosso corpo, sendo assim, mais perigoso.
Existem inúmeros tipos de vírus da gripe. Quando pegamos essa doença, estamos seguros de que aquela gripe não vai mais voltar, mas outro tipo de gripe pode nos atacar. A Organização Mundial da Saúde conhece hoje mais de cinqüenta vírus de gripe, mas eles são altamente mutáveis. Um novo influenza pode estar se formando agora no seu corpo.
O Ministério da Saúde estabeleceu a vacinação contra a gripe de 24 a 28 de abril. É muito importante a vacinação, pois ela protege contra quase 30 tipo de gripe. Vale lembrar também que ao contrário do que todos pensam, a vitamina C não previne a gripe, ela apenas aumenta a imunidade do nosso corpo contra agentes estranhos que vierem a nos atacar.
Agora, só resta lembrar da Semana de Vacinação contra a gripe e procurar um médico sempre que houver suspeita da gripe!

Obs: Virose é qualquer tipo de doença causada por vírus, como AIDS, dengue, gripe ou menigite. Se você for ao médico, não se contente em saber que tem virose, pergunte qual é a doença que você tem!!!





Artesanato é cultura



Por: Ana Raquel Souza




É das mãos vividas, cansadas e delicadas das mulheres empreendedoras de nossa comunidade que saem vários trabalhos artesanais, enriquecendo nossa cultura e nossa história.

No dicionário, artesanato é: Processo primitivo de produção. Para dona Marisor, artesã desde criança, o artesanato “é uma terapia! Vagonite é o que mais gosto de fazer”, ressalta a própria. Mas, na comunidade, não há só isso. Têm mulheres que fazem tapete, bordam, pitam, outras que fuxicam... Quer dizer, fazem fuxico, bonecas, rede etc.

“É através do trabalho que sustento à mim e mais três filhos”, diz Augusto Gomes, que é marceneiro há 25 anos. Como podemos ver, não há só mulheres nessa área.

Com um trabalho mais pesado, mas braçal sem deixar de ser artesanal, ele é sinônimo de artesanato.

Levando em conta que o trabalho manufaturado não é mais valorizado como antigamente, dificulta a sobrevivência de quem só vive disso.“ O trabalho enriquece o homem!”, foi o que afirmou Augusto. Mas, não enriquece financeiramente, enriquece a alma.

E como disse dona Marisor “Artesanato é cultura.” Dia 19 de março, dia de São José, também é o dia do artesão. O dia das pessoas que tem o dom de criar com as mãos!




NOTAS

1) Já estão abertas as inscrições para as chapas de líder comunitário. Quem tiver interessado em participar é só procurar a direção do Centro Comunitário, de segunda a sexta, na Rádio Comunitária. Só poderá participar das chapas as pessoas com mais de 18 anos.

2) As inscrições para a SEBAR – Seletiva Estadual de Basquete de Rua - devem ser feitas pelo site: www.cufaceara.org.br, no link “inscrições”, até o dia 20 de abril!! Corra, não perca a chance de participar da LIBBRA no Rio de Janeiro.




Reciclar é o melhor negócio!

Por: Alan Silva

A Associação dos Moradores junto com o Colégio Santa Cecília conseguiu tambores de lixo para começar o projeto reciclar. Depois de detectar que nossos contenderes não atendem a demanda de lixo diário do conjunto, o projeto pretende tentar reaproveitar entre 30% a 40% do lixo.
O projeto vai depender totalmente da colaboração dos moradores do conjunto, e deve ser realizado da seguinte maneira: serão 3 pontos de coleta, os moradores deverão selecionar o lixo, separando plástico, vidro, papel, latas e colocar os mesmo em seus respectivos tambores. Todo dia, ás 17 horas, o gari recolherá o lixo e levará para associação.
Com isso, ganha o conjunto, que vai ajudar a manter a associação com a venda desse lixo, e os contenderes não ficarão superlotados!!!
O projeto deve iniciar depois do dia 15 de abril, e brevemente será enviado para cada morador uma carta circular onde terá todas as informações do projeto. Aguarde e ajude a nossa comunidade a preservar a natureza!