Editorial
Nesta edição, o jornal “Voz da Quadra” está saindo em época de Quaresma, momento de reclusão interior para os adeptos do cristianosmo. A Quaresma relembra os quarenta dias passados por Jesus no deserto, antes de doar sua vida por amor à humanidade.
Na Quaresma, a Igreja convida as pessoas a uma maior espiritualidade e à renúncia de coisas que nos trazem prazer (passar os 40 dias sem comer nosso prato favorito, por exemplo) em lembrança aos mais necessitados.
Aproveitando o tempo quaresmal, a Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade que nos propõe temas reflexivos. Este ano, traz o tema “A Fraternidade e as pessoas com deficiência” ( veja a matéria nessa edição) para que possamos pensar melhor nas condições a que a sociedade submete essas pessoas.
Os Redatores.

Somos todos iguais
Por: Catarina Érika e Ranniery Melo
Em nossa comunidade, há muitos trabalhadores e crianças que jogam bola quase o dia todo. Porém, há uma porcentagem pequena dos moradores que possuem alguma deficiência, mas nem por isso deixam de ter uma vida como a nossa.
Existem três tipos de deficiência: física, mental e sensorial. As três estão presentes em nosso Conjunto. Mas será que a comunidade está disposta a aceitar essas diferenças sem nenhum preconceito?
Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema os deficientes de todos os tipos, com o lema: "Levanta-te e vem para o meio". A Campanha da Fraternidade convida-os a participar deste movimento sem nenhum tipo de preconceito, aceitando as diferenças...se é que temos diferenças, não é?!
Para falar sobre o assunto, Lúcia (mãe de Lucas - deficiente físico) relata:"Todos acolhem ele super bem na comunidade, mas fora da quadra, existem alguns preconceitos. Ele quer ser tão normal como todos, mas as coisas não são como imaginamos."
Não importa se somos diferentes ou não, o que importa é que somos seres humanos e com certeza somos iguais, ninguém é maior que ninguém!
Maria de Fátima (mãe de Wannderson - deficiente mental):
"Eu acho que nem todos estão preparados, ainda tem muitos que rejeitam fora e dentro da comunidade."
D. Francisca- "Devemos ajudadr aqueles que precisam, e olhar mais pra eles tratando bem."
Sr. Teixera- "Algumas pessoas tem compreensão e aceitam, agora tem gente que faz é discriminar e não tem educação.
Atividades da Cufa na Quadra
Por: Catarina Érika
Em nossa comunidade muitas crianças e adolescentes têm o privilégio de participar de vários projetos que proporcionam lazer, cursos, oficinas e etc.
A CUFA (Central Única das Favelas) é engajada na comunidade com o Basquete de Rua, oficinas, eventos e programas educacionais para jovens e crianças.
Atividades:
· No dia 24 e 25/03 os monitores do projeto levaram crianças e jovens para um passeio na Base Aérea de Fortaleza e ao zoológico;
· No domingo (26/03) houve um dia de atividades proporcionando diversão a todos. Onde jovens e crianças botaram em prática o que aprenderam nas aulas de basquete com o professor Luís (preto Lu), realizando partidas de basquete.
A Escolinha de basquete na quadra funciona:
Segunda/Quarta e Sexta
De 16hs às 19hs.....Participe!
META DE 2006:
- Reformar o salão da Associação dos Moradores, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria Executiva Regional II.
"Além de todas essas atividades, a CUFA oferece total apoio à comunidade".
E então, você acha que muitas crianças da comunidade ainda têm motivos para ficar na rua sem ter o que fazer?
Basquete de Rua
Por: Alexandrina Fernandes
O Basquete aqui na Comunidade surgiu através do Quilombo, evento anual organizado pela CUFA (Central Única das Favelas/Fortaleza), em novembro, a partir da idéia do coordenador geral da CUFA, Preto Zezé.
Sentiu-se a necessidade de implantar uma escolinha de basquete na comunidade e a Prefeitura Municipal de Fortaleza fez uma doação para a comunidade de 2 tabelas de basquete para o SEBAR ( Seleção Estadual do Basquete de Rua), mais um evento organizado pela CUFA e MCR ( Movimento Cultura de Rua).
As tabelas doadas pela prefeitura estão sendo aproveitadas em prol da escolinha de basquete, monitorada por Luis (Preto Lú) há 4 anos. O Objetivo da escolinha é proporcionar lazer, inclusão social das crianças e adolescentes da comunidade, evitando assim a ociosidade de menores. A CUFA pretende comprar mais 2 tabelas com o objetivo de expandir o basquete para as comunidades vizinhas.
As inscrições estão abertas para participar do torneio de Basquete de Rua.
Horário das Aulas:
Masculino:
7 a 10 anos – 14h às 15h (seg/qua/sex)
11 a 17 anos – 16h às 17h (seg/qua/sex)
Feminino:
Sem limite de idade – 15h às 16h (seg/qua/sex)
Esportes
Por: Adalberto Jr
Fortaleza
O time do Fortaleza está fazendo uma boa participação no Campeonato Cearense e na Copa do Brasil. Mesmo começando com o pé esquerdo na final do Campeonato Cearense, o Fortaleza está precisando de apenas uma vitória por qualquer placar para levar o jogo para prorrogação.
Como o time do Fortaleza tem o artilheiro do Brasil e artilheiro do Cearense atualmente, Rinaldo (19 gols), dá maiores chances de levar o jogo para a prorrogação.
O Fortaleza fez muitas contratações no campeonato, entre elas: o goleiro Maizena, o lateral Preto Casa Grande e o vice artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2003, o atacante Finazi.
O treinador Jair Pirceni está tentando fazer novas contratações para melhor disputar o Campeonato Brasileiro deste ano.
Principais estatísticas:
77% de aproveitamento
57 gols
Artilheiro do Brasil com 19 gols – Rinaldo
Artilheiro do Campeonato Cearense com 19 gols – Rinaldo
Melhor partida do Fortaleza - contra o Ceará, no primeiro jogo do Campeonato Cearense, uma vitória espetacular por 7X2.
Nota 10 – Para Rinaldo pois é atualmente no Brasil o maior artilheiro
Nota 10 – Para o técnico Jair Pirceni, pois a cada jogo tenta melhorar o time, fazendo novas contratações, fazendo do Fortaleza que já é bom, ficar melhor.
Nota 0 – Para a arbitragem não só do Campeonato Brasileiro, mas de todo o mundo.
E o problema continua...

Por: Alexandrina Fernandes
O jornal “Voz da Quadra” noticiou na edição passada (nºVII) que o problema do buraco no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Av. Virgílio Távora estava resolvido. Mas, em menos de um mês, o problema voltou e até pior. O buraco aumentou e o risco de engarrafamentos está constante, causando ainda mais danos aos moradores e aos motoristas e seus veículos.
Conheça o Posto de Saúde da nossa comunidade

Por: Danilo Pereira
No posto de saúde da nossa comunidade,“Centro de Saúde Mirian Porto Mota”, podemos usufruir de três tipos de atendimento: dentista, clínico geral e pediatria, sendo, um dentista pela manhã e outro a tarde, dois pediatras também um pela manhã e outro a tarde e um clínico geral, além de programas como o bolsa família, combate a hipertensão e o diabetes, imunização e curativos.
Os medicamentos são repostos mensalmente, e só são acessíveis aos pacientes depois que eles são consultados e receitados. De acordo com Flávia, a diretora do posto de saúde, a maior dificuldade existente é a falta de espaço.
No Centro de Saúde Mirian Porto Mota são empregados vinte e dois funcionários e funciona de segunda á sexta-feira de 7h ás 17h, atendendo a três comunidades, são elas: Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, Trilho e Campo do América.
Quadrilha
Por: Alexandrina Fernandes
A Quadrilha é tradição de vários jovens e crianças que compõem as duas quadrilhas da comunidade São Vicente de Paulo.
A quadrilha Arraia das Matatinos é composta por 32 crianças e há 4 anos vem sendo organizada voluntariamente por Robério. “Apesar de serem crianças, eles têm muita garra, força de vontade, atenção e o principal de tudo é a alegria”, é o que declara Robério.
Já a Quadrilha “São João da Terra” vai sair em 2006 com esse nome, mas já havia brincado durante 4 anos com o nome “Muleques do Sertão”, organizada por Normando Rodrigues, líder comunitário da Quadra. Esse ano, a Quadrilha além de mudar o nome, vem sendo inovada com um novo organizador, Fernando Amorin (Fusca), que dedica-se a montar as coreografias e encontrar músicas para que a quadrilha fique impecável. A quadrilha é composta por 36 jovens que, mesmo estudando ou trabalhando, fazem o possível para que a quadrilha aconteça e anime a comunidade.
As duas Quadrilhas da Quadra não possuem patrocínio, são mantidas através de contribuições dos membros e país dos mesmos para gastos como aluguel de som, vestidos, faixas e etc.
Comunicado
Buscando uma maior participação dos moradores, o jornal “ Voz da Quadra” convida a todos os interessados que tornem-se REDATORES do nosso jornal. Não importa idade, escolaridade...O que importa é sua participação nesse projeto que é para a comunidade. Participem!
Reuniões: às segundas e sextas, 19:30 - Salão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário