
Editorial - A Cultura brasileira esta no ar!!!
Finalmente chega a época em que uma das culturas brasileiras se destaca: o “CARNAVAL”. Temporada de muita alegria, folia, festa e diversão. Quando o brasileiro mostra seu espírito carnavalesco.
E aqui, no conjunto São Vicente de Paulo, não é diferente. Os moradores entram em clima de festa. Uns preparam as malas para viajar, outros preferem curtir a folia no conjunto mesmo.
No carnaval tem de tudo: escolas de samba, shows em trios elétricos, viagens, folia, bebidas....
E por falar em bebidas, muitas pessoas aproveitam que é carnaval e bebem além da conta. Muitos tomados pela bebida dirigem alcoolizados e acabam fazendo besteira.
“ANTES DE ENTRAR NA FOLIA, LEMBRE-SE: CURTA MUITO SEU CARNAVAL, MAS BEBA COM MODERAÇÃO. SE BEBER NÃO DIRIJA!”
Os Redatores
Atos de vandalismo
Por: Catarina Érika e Ranniery Mello

Um grande problema está acontecendo com um dos patrimônios da comunidade, o Salão Paroquial. O lugar onde acontecem reuniões e eventos está sendo destruído pouco a pouco por alguns moradores.
E o problema não é só no Salão Paroquial, acontece a mesma coisa no Salão da Associação do Moradores, também usado para eventos e atividades esportivas. Os dois salões estão sendo destruídos por atos de vandalismo, praticado pelas crianças e jovens que freqüentam o lugar.
Na entrevista com o jornal VOZ DA QUADRA, Serly, uma das responsáveis pelo Salão Paroquial, diz que é um problema muito sério e que o Salão Paroquial não tem recursos para repor tudo que quebraram. Por isso, ela pede a colaboração dos moradores.
Normando Rodrigues explica a situação: “o problema é a falta de educação dos meninos e dos pais que deveriam se conscientizar que o espaço é deles e deveriam dar valor. Portanto, cada coisa que quebrarem vai ficar quebrado, não vamos repor. A associação e a diretoria não vão tirar dinheiro do seu bolso para ajeitar a entidade, e por isso devem se conscientizar que não temos recursos. Mas, estamos com dois projetos, que não depende só de nós e sim da prefeitura e do governo para liberar recursos”, afirmou o líder comunitário do Conjunto Habitacional Voz da Quadra.
Então, sabendo da situação, não devemos esperar por ninguém, mas tomar atitude e agirmos como moradores civilizados e nos conscientizar.
Lembre-se: “Cuide do seu, do nosso patrimônio.”
Opinião - O que você acha desses atos de vandalismo?
(D. Ana)- “ O negocio é só proibir, deve ter alguém para não deixar que aconteça essa bagunça. Eu não sou de acordo com isso.”
(Kátia)- “ A responsabilidade é do líder comunitário e dos moradores, por não conservar o que temos.”
(Orlando)- “ Os pais das crianças deveriam se conscientizar, que aquilo que seus filhos destroem é um patrimônio da comunidade.”
Abertura do projeto Oboé no ano de 2006
Por: Ana Raquel
No dia 6 de março, ás 15h, o Projeto Oboé entra em cena mais uma vez iniciando suas atividades dentro da comunidade. A abertura estará sob o comando da professora Liliana Costa (professora de dança e teatro).
Este ano promete! O projeto vem com várias metas como: fortalecer os cursos profissionalizantes; encaminhamento ao mercado de trabalho; montar uma sede do projeto na comunidade;
- Estas foram umas das metas alcançadas no ano de 2005:
O aluno Eduardo, da oficina de música, ganhou uma vaga para estudar no Conservatório de Música Alberto Neponuceno.
As recepcionistas do projeto, todas garotas da comunidade, fizeram cursos de qualificação de atendimento.
A oficina das Mães Empreendedora conseguiu um espaço na feira da Beira Mar para vender seus produtos de artesanato.
Confira o calendário das atividades do Projeto Oboé em 2006:
§ Segunda-feira:
- Reforço escolar (Centro Cultural)
§ Terça-feira:
- Mães Empreededoras (anexo)- às 14h
- Dança Contemporânea (Centro Cultural)- às 16h
- Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
§ Quarta-feira:
- Artes plásticas (Hospital Militar) - às 14h30min
§ Quinta-feira;
- Dança Contemporânea (Centro Cultural) - às 16h
- Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
§ Sexta-feira:
- Flautas (Centro Cultural) - às 14h
- Futebol (Hospital Militar) - às 15h
- Teatro (Centro Cultural)- às 15h
§ Sábado:
- Elementos Musicais (anexo) - às 10h
ESPORTES - Ceará
Por: Danilo Pereira
O Ceará é um dos times de maior torcida do Norte-Nordeste e a cada jogo vem tentando inovar em busca da recuperação no campeonato, para alcançar a liderança e se tornar novamente confiável perante a torcida.
O time alvinegro, ao longo de sua história, é dono de muitas conquistas, mas nos últimos anos não fez uma boa campanha nos campeonatos que participou. Por isso, cada jogo o vovô, como é chamado pela sua enorme torcida, vem em busca da vitória no campeonato para conseguir mais um título e trazer alegria e delírio a torcida.
Opiniões:
Kilberly – “Pela torcida que o Ceará tem, o time é uma vergonha. Precisa melhorar muito”.
Kildaryl - “Espero que o time melhore, a diretoria também, pois a torcida está fazendo a sua parte e o time não. Espero que mude o ataque, o meio, a defesa, que mude tudo!”
Danilo - “Espero que a cada partida o time melhore, para conseguir a vitória no campeonato”.
Fim dos Problemas
Por: Alexandrina Fernandes

A aproximadamente um mês e meio, no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Av. Virgílio Távora, parte dos moradores da comunidade São Vicente de Paulo estavam sendo prejudicados com a poça que surgiu no local.
A poça de água foi aumentando devido as chuvas e ao freqüente tráfego de veículos, trazendo mal cheiro e sujando as paredes com lama acumulada no local.
Mas, no dia 20 de fevereiro de 2006, os problemas felizmente chegam ao fim. A poça, que já deixou muitos moradores chateados pelos danos sofridos e vários condutores no prejuízo, foi tampada.
Variedades de comércio na Quadra
Por: Alexandrina Fernandes, Bruno Camilo e Danilo Pereira
Na comunidade São Vicente de Paulo, os moradores encontram muitas formas de consumir, do artesanato a cereais, do eletricista ao marceneiro, entre várias outras opções de consumo. Existe um comércio variado para todos os estilos de pessoas e tipos de gosto.
Atualmente, existem cerca de 150 pessoas trabalhando no comércio na comunidade, tirando dele o sustento de várias famílias que, em alguns casos, não tem outro tipo de renda. Há aproximadamente 50 opções de estabelecimentos comerciais: artesanato, bar, cabeleireiro, costureira, eletricista, frigorífico, lanchonete, lan house, locadora, loja de variedades, manicure, marcenaria, marmitaria, materiais de construções, mercado, oficina, sorveteria etc.
Em todas as ruas há algum tipo de comércio, facilitando a vida dos moradores que tem cada vez menos necessidade de se deslocar para um local mais distante.
A todos que contribui para que o comércio da nossa comunidade esteja sempre evoluindo, nossos parabéns e agradecimento por tornar nossa vida mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário