8/23/2006

Edição Nº 8 - 15 de abril de 2006 - Basquete de Rua

Editorial

Nesta edição, o jornal “Voz da Quadra” está saindo em época de Quaresma, momento de reclusão interior para os adeptos do cristianosmo. A Quaresma relembra os quarenta dias passados por Jesus no deserto, antes de doar sua vida por amor à humanidade.
Na Quaresma, a Igreja convida as pessoas a uma maior espiritualidade e à renúncia de coisas que nos trazem prazer (passar os 40 dias sem comer nosso prato favorito, por exemplo) em lembrança aos mais necessitados.
Aproveitando o tempo quaresmal, a Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade que nos propõe temas reflexivos. Este ano, traz o tema “A Fraternidade e as pessoas com deficiência” ( veja a matéria nessa edição) para que possamos pensar melhor nas condições a que a sociedade submete essas pessoas.
Os Redatores.


Somos todos iguais

Por: Catarina Érika e Ranniery Melo


Em nossa comunidade, há muitos trabalhadores e crianças que jogam bola quase o dia todo. Porém, há uma porcentagem pequena dos moradores que possuem alguma deficiência, mas nem por isso deixam de ter uma vida como a nossa.
Existem três tipos de deficiência: física, mental e sensorial. As três estão presentes em nosso Conjunto. Mas será que a comunidade está disposta a aceitar essas diferenças sem nenhum preconceito?
Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema os deficientes de todos os tipos, com o lema: "Levanta-te e vem para o meio". A Campanha da Fraternidade convida-os a participar deste movimento sem nenhum tipo de preconceito, aceitando as diferenças...se é que temos diferenças, não é?!
Para falar sobre o assunto, Lúcia (mãe de Lucas - deficiente físico) relata:"Todos acolhem ele super bem na comunidade, mas fora da quadra, existem alguns preconceitos. Ele quer ser tão normal como todos, mas as coisas não são como imaginamos."
Não importa se somos diferentes ou não, o que importa é que somos seres humanos e com certeza somos iguais, ninguém é maior que ninguém!

Maria de Fátima (mãe de Wannderson - deficiente mental):
"Eu acho que nem todos estão preparados, ainda tem muitos que rejeitam fora e dentro da comunidade."


D. Francisca- "Devemos ajudadr aqueles que precisam, e olhar mais pra eles tratando bem."


Sr. Teixera- "Algumas pessoas tem compreensão e aceitam, agora tem gente que faz é discriminar e não tem educação.

Atividades da Cufa na Quadra

Por: Catarina Érika

Em nossa comunidade muitas crianças e adolescentes têm o privilégio de participar de vários projetos que proporcionam lazer, cursos, oficinas e etc.
A CUFA (Central Única das Favelas) é engajada na comunidade com o Basquete de Rua, oficinas, eventos e programas educacionais para jovens e crianças.
Atividades:
· No dia 24 e 25/03 os monitores do projeto levaram crianças e jovens para um passeio na Base Aérea de Fortaleza e ao zoológico;
· No domingo (26/03) houve um dia de atividades proporcionando diversão a todos. Onde jovens e crianças botaram em prática o que aprenderam nas aulas de basquete com o professor Luís (preto Lu), realizando partidas de basquete.
A Escolinha de basquete na quadra funciona:
Segunda/Quarta e Sexta
De 16hs às 19hs.....Participe!

META DE 2006:
- Reformar o salão da Associação dos Moradores, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria Executiva Regional II.

"Além de todas essas atividades, a CUFA oferece total apoio à comunidade".

E então, você acha que muitas crianças da comunidade ainda têm motivos para ficar na rua sem ter o que fazer?


Basquete de Rua

Por: Alexandrina Fernandes

O Basquete aqui na Comunidade surgiu através do Quilombo, evento anual organizado pela CUFA (Central Única das Favelas/Fortaleza), em novembro, a partir da idéia do coordenador geral da CUFA, Preto Zezé.
Sentiu-se a necessidade de implantar uma escolinha de basquete na comunidade e a Prefeitura Municipal de Fortaleza fez uma doação para a comunidade de 2 tabelas de basquete para o SEBAR ( Seleção Estadual do Basquete de Rua), mais um evento organizado pela CUFA e MCR ( Movimento Cultura de Rua).
As tabelas doadas pela prefeitura estão sendo aproveitadas em prol da escolinha de basquete, monitorada por Luis (Preto Lú) há 4 anos. O Objetivo da escolinha é proporcionar lazer, inclusão social das crianças e adolescentes da comunidade, evitando assim a ociosidade de menores. A CUFA pretende comprar mais 2 tabelas com o objetivo de expandir o basquete para as comunidades vizinhas.
As inscrições estão abertas para participar do torneio de Basquete de Rua.

Horário das Aulas:
Masculino:
7 a 10 anos – 14h às 15h (seg/qua/sex)
11 a 17 anos – 16h às 17h (seg/qua/sex)
Feminino:
Sem limite de idade – 15h às 16h (seg/qua/sex)

Esportes

Por: Adalberto Jr

Fortaleza

O time do Fortaleza está fazendo uma boa participação no Campeonato Cearense e na Copa do Brasil. Mesmo começando com o pé esquerdo na final do Campeonato Cearense, o Fortaleza está precisando de apenas uma vitória por qualquer placar para levar o jogo para prorrogação.
Como o time do Fortaleza tem o artilheiro do Brasil e artilheiro do Cearense atualmente, Rinaldo (19 gols), dá maiores chances de levar o jogo para a prorrogação.
O Fortaleza fez muitas contratações no campeonato, entre elas: o goleiro Maizena, o lateral Preto Casa Grande e o vice artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2003, o atacante Finazi.
O treinador Jair Pirceni está tentando fazer novas contratações para melhor disputar o Campeonato Brasileiro deste ano.

Principais estatísticas:
77% de aproveitamento
57 gols
Artilheiro do Brasil com 19 gols – Rinaldo
Artilheiro do Campeonato Cearense com 19 gols – Rinaldo
Melhor partida do Fortaleza - contra o Ceará, no primeiro jogo do Campeonato Cearense, uma vitória espetacular por 7X2.

Nota 10 – Para Rinaldo pois é atualmente no Brasil o maior artilheiro
Nota 10 – Para o técnico Jair Pirceni, pois a cada jogo tenta melhorar o time, fazendo novas contratações, fazendo do Fortaleza que já é bom, ficar melhor.
Nota 0 – Para a arbitragem não só do Campeonato Brasileiro, mas de todo o mundo.

E o problema continua...



Por: Alexandrina Fernandes


O jornal “Voz da Quadra” noticiou na edição passada (nºVII) que o problema do buraco no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Av. Virgílio Távora estava resolvido. Mas, em menos de um mês, o problema voltou e até pior. O buraco aumentou e o risco de engarrafamentos está constante, causando ainda mais danos aos moradores e aos motoristas e seus veículos.


Conheça o Posto de Saúde da nossa comunidade



Por: Danilo Pereira

No posto de saúde da nossa comunidade,“Centro de Saúde Mirian Porto Mota”, podemos usufruir de três tipos de atendimento: dentista, clínico geral e pediatria, sendo, um dentista pela manhã e outro a tarde, dois pediatras também um pela manhã e outro a tarde e um clínico geral, além de programas como o bolsa família, combate a hipertensão e o diabetes, imunização e curativos.
Os medicamentos são repostos mensalmente, e só são acessíveis aos pacientes depois que eles são consultados e receitados. De acordo com Flávia, a diretora do posto de saúde, a maior dificuldade existente é a falta de espaço.
No Centro de Saúde Mirian Porto Mota são empregados vinte e dois funcionários e funciona de segunda á sexta-feira de 7h ás 17h, atendendo a três comunidades, são elas: Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, Trilho e Campo do América.

Quadrilha

Por: Alexandrina Fernandes

A Quadrilha é tradição de vários jovens e crianças que compõem as duas quadrilhas da comunidade São Vicente de Paulo.

A quadrilha Arraia das Matatinos é composta por 32 crianças e há 4 anos vem sendo organizada voluntariamente por Robério. “Apesar de serem crianças, eles têm muita garra, força de vontade, atenção e o principal de tudo é a alegria”, é o que declara Robério.
Já a Quadrilha “São João da Terra” vai sair em 2006 com esse nome, mas já havia brincado durante 4 anos com o nome “Muleques do Sertão”, organizada por Normando Rodrigues, líder comunitário da Quadra. Esse ano, a Quadrilha além de mudar o nome, vem sendo inovada com um novo organizador, Fernando Amorin (Fusca), que dedica-se a montar as coreografias e encontrar músicas para que a quadrilha fique impecável. A quadrilha é composta por 36 jovens que, mesmo estudando ou trabalhando, fazem o possível para que a quadrilha aconteça e anime a comunidade.
As duas Quadrilhas da Quadra não possuem patrocínio, são mantidas através de contribuições dos membros e país dos mesmos para gastos como aluguel de som, vestidos, faixas e etc.

Comunicado

Buscando uma maior participação dos moradores, o jornal “ Voz da Quadra” convida a todos os interessados que tornem-se REDATORES do nosso jornal. Não importa idade, escolaridade...O que importa é sua participação nesse projeto que é para a comunidade. Participem!
Reuniões: às segundas e sextas, 19:30 - Salão.

8/12/2006

Edição Nº 7 - 24 de fevereiro de 2006 - Problema Resolvido


Editorial - A Cultura brasileira esta no ar!!!

Finalmente chega a época em que uma das culturas brasileiras se destaca: o “CARNAVAL”. Temporada de muita alegria, folia, festa e diversão. Quando o brasileiro mostra seu espírito carnavalesco.
E aqui, no conjunto São Vicente de Paulo, não é diferente. Os moradores entram em clima de festa. Uns preparam as malas para viajar, outros preferem curtir a folia no conjunto mesmo.
No carnaval tem de tudo: escolas de samba, shows em trios elétricos, viagens, folia, bebidas....
E por falar em bebidas, muitas pessoas aproveitam que é carnaval e bebem além da conta. Muitos tomados pela bebida dirigem alcoolizados e acabam fazendo besteira.

“ANTES DE ENTRAR NA FOLIA, LEMBRE-SE: CURTA MUITO SEU CARNAVAL, MAS BEBA COM MODERAÇÃO. SE BEBER NÃO DIRIJA!”
Os Redatores

Atos de vandalismo

Por: Catarina Érika e Ranniery Mello



Um grande problema está acontecendo com um dos patrimônios da comunidade, o Salão Paroquial. O lugar onde acontecem reuniões e eventos está sendo destruído pouco a pouco por alguns moradores.
E o problema não é só no Salão Paroquial, acontece a mesma coisa no Salão da Associação do Moradores, também usado para eventos e atividades esportivas. Os dois salões estão sendo destruídos por atos de vandalismo, praticado pelas crianças e jovens que freqüentam o lugar.
Na entrevista com o jornal VOZ DA QUADRA, Serly, uma das responsáveis pelo Salão Paroquial, diz que é um problema muito sério e que o Salão Paroquial não tem recursos para repor tudo que quebraram. Por isso, ela pede a colaboração dos moradores.
Normando Rodrigues explica a situação: “o problema é a falta de educação dos meninos e dos pais que deveriam se conscientizar que o espaço é deles e deveriam dar valor. Portanto, cada coisa que quebrarem vai ficar quebrado, não vamos repor. A associação e a diretoria não vão tirar dinheiro do seu bolso para ajeitar a entidade, e por isso devem se conscientizar que não temos recursos. Mas, estamos com dois projetos, que não depende só de nós e sim da prefeitura e do governo para liberar recursos”, afirmou o líder comunitário do Conjunto Habitacional Voz da Quadra.
Então, sabendo da situação, não devemos esperar por ninguém, mas tomar atitude e agirmos como moradores civilizados e nos conscientizar.
Lembre-se: “Cuide do seu, do nosso patrimônio.”

Opinião - O que você acha desses atos de vandalismo?

(D. Ana)- “ O negocio é só proibir, deve ter alguém para não deixar que aconteça essa bagunça. Eu não sou de acordo com isso.”


(Kátia)- “ A responsabilidade é do líder comunitário e dos moradores, por não conservar o que temos.”

(Orlando)- “ Os pais das crianças deveriam se conscientizar, que aquilo que seus filhos destroem é um patrimônio da comunidade.”

Abertura do projeto Oboé no ano de 2006


Por: Ana Raquel

No dia 6 de março, ás 15h, o Projeto Oboé entra em cena mais uma vez iniciando suas atividades dentro da comunidade. A abertura estará sob o comando da professora Liliana Costa (professora de dança e teatro).
Este ano promete! O projeto vem com várias metas como: fortalecer os cursos profissionalizantes; encaminhamento ao mercado de trabalho; montar uma sede do projeto na comunidade;

  • Estas foram umas das metas alcançadas no ano de 2005:
    O aluno Eduardo, da oficina de música, ganhou uma vaga para estudar no Conservatório de Música Alberto Neponuceno.
    As recepcionistas do projeto, todas garotas da comunidade, fizeram cursos de qualificação de atendimento.
    A oficina das Mães Empreendedora conseguiu um espaço na feira da Beira Mar para vender seus produtos de artesanato.

    Confira o calendário das atividades do Projeto Oboé em 2006:

    § Segunda-feira:
    - Reforço escolar (Centro Cultural)
    § Terça-feira:
    - Mães Empreededoras (anexo)- às 14h
    - Dança Contemporânea (Centro Cultural)- às 16h
    - Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
    § Quarta-feira:
    - Artes plásticas (Hospital Militar) - às 14h30min
    § Quinta-feira;
    - Dança Contemporânea (Centro Cultural) - às 16h
    - Artes Marciais (Hospital Militar) - às 18h30min
    § Sexta-feira:
    - Flautas (Centro Cultural) - às 14h
    - Futebol (Hospital Militar) - às 15h
    - Teatro (Centro Cultural)- às 15h
    § Sábado:
    - Elementos Musicais (anexo) - às 10h

ESPORTES - Ceará

Por: Danilo Pereira

O Ceará é um dos times de maior torcida do Norte-Nordeste e a cada jogo vem tentando inovar em busca da recuperação no campeonato, para alcançar a liderança e se tornar novamente confiável perante a torcida.
O time alvinegro, ao longo de sua história, é dono de muitas conquistas, mas nos últimos anos não fez uma boa campanha nos campeonatos que participou. Por isso, cada jogo o vovô, como é chamado pela sua enorme torcida, vem em busca da vitória no campeonato para conseguir mais um título e trazer alegria e delírio a torcida.

Opiniões:
Kilberly – “Pela torcida que o Ceará tem, o time é uma vergonha. Precisa melhorar muito”.
Kildaryl - “Espero que o time melhore, a diretoria também, pois a torcida está fazendo a sua parte e o time não. Espero que mude o ataque, o meio, a defesa, que mude tudo!”
Danilo - “Espero que a cada partida o time melhore, para conseguir a vitória no campeonato”.

Fim dos Problemas

Por: Alexandrina Fernandes



A aproximadamente um mês e meio, no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com Av. Virgílio Távora, parte dos moradores da comunidade São Vicente de Paulo estavam sendo prejudicados com a poça que surgiu no local.
A poça de água foi aumentando devido as chuvas e ao freqüente tráfego de veículos, trazendo mal cheiro e sujando as paredes com lama acumulada no local.
Mas, no dia 20 de fevereiro de 2006, os problemas felizmente chegam ao fim. A poça, que já deixou muitos moradores chateados pelos danos sofridos e vários condutores no prejuízo, foi tampada.

Variedades de comércio na Quadra


Por: Alexandrina Fernandes, Bruno Camilo e Danilo Pereira

Na comunidade São Vicente de Paulo, os moradores encontram muitas formas de consumir, do artesanato a cereais, do eletricista ao marceneiro, entre várias outras opções de consumo. Existe um comércio variado para todos os estilos de pessoas e tipos de gosto.
Atualmente, existem cerca de 150 pessoas trabalhando no comércio na comunidade, tirando dele o sustento de várias famílias que, em alguns casos, não tem outro tipo de renda. Há aproximadamente 50 opções de estabelecimentos comerciais: artesanato, bar, cabeleireiro, costureira, eletricista, frigorífico, lanchonete, lan house, locadora, loja de variedades, manicure, marcenaria, marmitaria, materiais de construções, mercado, oficina, sorveteria etc.
Em todas as ruas há algum tipo de comércio, facilitando a vida dos moradores que tem cada vez menos necessidade de se deslocar para um local mais distante.
A todos que contribui para que o comércio da nossa comunidade esteja sempre evoluindo, nossos parabéns e agradecimento por tornar nossa vida mais fácil.

Edição Nº 6 - 08 de fevereiro de 2006 - Retrospectiva 2005


Retrospectiva 2005


Caros leitores,
O “Jornal Voz da Quadra” pede a sua compreensão pela nossa ausência durante 2 meses, pois estávamos em treinamento e avaliação com universitárias de jornalismo da ufc para melhor formação jornalística.
Após 2 meses de treinamento, entramos no ano 2006 com o jornal de edição n°6 com uma retrospectiva dos principais acontecimentos de nossa comunidade no ano que se passou. Esperamos que vocês estejam informados do que se passa na nossa comunidade.
Caso alguém esteja interessado em participar do jornal, patrocinar, escrever algum artigo, sugestões ou críticas, favor entrar em contato conosco:
tel(s): (85)32617795/32480708 (falar com Catarina ou Alexandrina)
e-mail:vozdaquadra@yahoo.com.br

OS REDATORES

JUNHO - Eleições 2005

Dia 26 de junho, ocorreu a eleição para líder comunitário, na qual Normando Rodrigues saiu vencedor com 358 votos (51,21%). No dia 4 de julho, Normando tomou posse do cargo, iniciando assim, o trabalho como líder da comunidade.

JUNHO - Quermesse 2005

No mês de junho de 2005, o conjunto entrou em clima de festa, pois aconteceu a tradicional Quermesse. Uma festa muito animada, com muita música, barracas, comidas, bebidas típicas, apresentações de quadrilhas e etc. Contando com a participação da “Quadrilha das Divas” (uma quadrilha de homossexuais), trazendo muito humor e diversão.

JULHO - As missões



"ACORDA POVO DE DEUS"! Esse foi o grito que abriu as santas missões na comunidade São Vicente de Paulo, nos dias 18 à 24 de julho de 2005.
Tendo a iniciativa das Filhas da caridade, com o apoio dos grupos de orações, catequese, GSV, Marial UNIJOCC, CUFA e grupo de casais da paróquia.
Houve missas, oficinas, palestras e visitas, interagindo diretamente com a comunidade.

NOVEMBRO - CUFA na Quadra

No dia 13 de novembro, houve na comunidade São Vicente de Paulo a final do Campeonato de Basquete de Rua. Um verdadeiro show de habilidade dos atletas levando a comunidade ao delírio.
Finalizado com um show de MV Bill, Negra Giza e Comunidade da Rima.

NOVO CALÇAMENTO

No início do segundo semestre de 2005, foram realizadas as obras do novo calçamento e iluminação pública de algumas ruas da comunidade. A obra foi uma realização da Prefeitura de Fortaleza, satisfazendo o desejo de muitos moradores que buscavam uma melhoria no calçamento.

DEZEMBRO - 5 anos do Projeto Oboé


Após 5 anos de projeto dentro da comunidade, a Oboé Cidadania realizou a festa de encerramento do ano de 2005 no dia 06 de dezembro. Na ocasião, juntou-se os participantes das 8 oficinas para a realização do espetáculo.
Aproveitando o momento, duas das oficinas (flauta e Elementos Musicais) lançaram seu 1° CD, em nome do Projeto Oboé Cidadania.

DEZEMBRO - NOITE DE LOUVOR

No dia 23 de dezembro, as sete horas da noite, ocorreu no salão da associação dos moradores uma noite de louvor e pregação, realizada pelo grupo Marial UNIJOCC com a intenção de despertar nos moradores da comunidade a importância da chegada do menino Jesus no Natal.
A programação contou com dança, peça teatral, participação dos grupos da comunidade, entrega de cestas básicas e muito louvor à Deus.

Agradecimentos


O Jornal Voz da Quadra, neste ano de 2005, passou por muitas dificuldades para que pudesse estar em suas mãos. Estas só foram vencidas graças ao apoio de diversos colaboradores. Assim chegou a hora de agradecer a todos os patrocinadores que contribuíram com cópias ou dinheiro, e principalmente a você, leitor, pois esse trabalho só existe por sua causa.
Muito obrigado a todos àqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste Projeto.

Edição Nº 5 - 15 de novembro de 2005 - Limpeza da Comunidade


Você sabe quanto vale a limpeza do conjunto?

Por: Catarina Érika, Danilo Pereira e Ana Raquel


Ao fazer essa pergunta, o morador da Comunidade São Vicente de Paulo se mostra desinformado e confuso, pois, mesmo que não admita, ele não participa dos seus próprios interesses, que é a limpeza do seu conjunto.
Há sete anos atrás, a Associação dos Moradores implantou o projeto de colocar garis para cuidar da limpeza do conjunto, como também, para satisfazer muitos moradores que reclamavam da sujeira.
Quem faz a limpeza é o Ronaldo e Cleyson, moradores do conjunto, que limpam as ruas desde que o projeto de limpeza foi criado. Mesmo sendo um trabalho difícil, Ronaldo diz: “Ganho pouco, mas eu gosto de limpar a comunidade. Acho que tem um monte de gente que não dá valor”.
Mesmo sabendo que tem dois moradores que trabalham como garis limpando a comunidade, os outros moradores também devem refletir se faz a sua parte, pois, se cada morador fizesse sua parte de limpar a porta da sua casa, a limpeza da comunidade melhoraria 100%.
E então, você faz a sua parte?

O que você acha da limpeza da comunidade?

(Sr. Antônio)
“Acho que é um serviço muito
Importante. Talvez, se não fosse os
meninos humildes da comunidade,
era mais sujo”


(Osvaldo)
“No momento, pra mim está ótimo.Não tenho nada à reclamamar”.

(Sra. Alda)
“Acho que deveria ser melhor, se
todos os moradores colaborassem
com a limpeza e não esperassem pelos meninos”.

As Boleiras

Por: Caiane Freitas, Roberto Júnior e Bruno Vasconcelos

No Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, existem muitos moradores que mantêm seu sustento de maneira digna, por conta própria, como por exemplo: comerciantes, vendedores de lanches, marmitarias, etc.
Entre tantas profissões, existe uma que se destaca: as boleiras. É um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, dentro da comunidade, oferecendo oportunidade de emprego para muitas pessoas que estão desempregadas.
As boleiras trabalham de 8h às 18h, de segunda à sábado, vendendo rifas com premiações de R$10 à R$50 ou de valor maior. Os sorteios ocorrem nos dois turnos: 14h, 18h e 20h, pelo “paratodos”.
Regina, moradora da Quadra, trabalha como boleira há mais de 8 anos e declara ao Jornal Voz da Quadra: “Quase tudo o que tenho é através das rifas, como o sustento dos meus filhos. Eu gosto do que faço, mas tem gente que descrimina as boleiras”.

Pura Diversão

Por: Bruno Camilo, Adalberto Jr. e Alexandrina Fernandes


Muitas crianças entram em clima de festa quando chega o dia 12 de outubro, pois elas comemoram o “Dia das Crianças”. E para garantir a festa, a Associação dos Moradores do Conjunto São Vicente de Paulo preparou para as crianças um dia de pura diversão, com brincadeiras, filmes infantis, pintura de rosto, apresentações e etc.
No final da tarde, com a ajuda de alguns grupos que atuam na comunidade, como: Divas, Jornal Voz da Quadra, Equipe Fábio som, Grupo de jovens UNIJOCC, catequese e outros, foi feita a entrega de brinquedos. Infelizmente, podendo ser destacado como um ponto negativo da festa, não deu para fazer uma boa distribuição, por conta da grande quantidade de crianças.
Mesmo com essa dificuldade na entrega dos brinquedos, foi um dia marcante para muitas crianças, que nunca tiveram um dia tão bom como àquele. Prazeroso, também por tirar muitas crianças da rua e dedicar um dia só para elas, tornando então, um momento inesquecível!

Lançamento do 1º CD do Oboé

Por: Roberto Júnior e Catarina Érika

Após 3 anos de existência, os grupo: Elementos Musicais e Meninos Flautistas, do Projeto Oboé Cidadania, gravarão seu primeiro CD, com o objetivo de lançá-lo no dia 06 de dezembro, quando será comemorado o aniversário de 5 anos do projeto.As gravações ocorrem no estúdio da FIC (Faculdade Integrada do Ceará), tendo como repertório músicas cearenses, melodias clássicas, entre outras.

Festa de São Vicente

Por: Alexandrina Fernandes e Ranniery Melo

Entre os dias 18 e 27 de setembro, ocorreu na Paróquia de São Vicente de Paulo, da qual nossa comunidade faz parte, a festa de São Vicente - nosso padroeiro.
A programação teve direito a novena, momentos de lazer e convívio da comunidade paroquial, após as missas e procissão pelas imediações da Matriz.
No ultimo dia 27 de setembro, alguns idosos da nossa comunidade e de outros setores da paróquia, cadastrados anteriormente, receberam sopão e cestas básicas após a missa.
A festa é comemorada anualmente para homenagear este grande Santo da Igreja Católica. Se você perdeu a festa esse ano, fique atento para que o próximo ano você possa participar desse festejo com toda paróquia!

8/10/2006

Edição Nº 3 - 29 de julho de 2005 - Semana Missionária na Comunidade


“Com Jesus, Maria e São Vicente nós somos força”


Há vários grupos religiosos na comunidade, entre eles o UNIJOCC (União de Jovens com Cristo), um grupo de jovens que tem como objetivo de evangelizar jovens desgarrados do amor de Deus. Através de reuniões, noites de louvor, peças teatrais, participando de movimentos, os jovens do grupo pregam o evangelho e convidam mais membros para fazer aliança com Deus.
O UNIJOCC tem aproximadamente 16 anos, e antes, chamava-se “Grupo Santa Catarina Labore”, contando com o apoio espiritual de Ir.Inés. Após em tempo, formaram-se novos membros e formaram uma nova sigla: UNIJOCC - União de Jovens com Cristo.
Hoje, os encontros são realizados aos sábados, no colégio do Centro Comunitário São Vicente de Paulo, ás 19h e 30 min . Desde já, fica o convite á você jovem que queira fazer essa reunião com Cristo. Não perca essa chance de celebrar o amor de Deus e fazer aliança com ele !!
Os Redatores.

A volta da rádio GAC

Por: Catarina Érika


A partir do mês de agosto, a Rádio Comunitária da Associação dos Moradores do Conjunto São Vicente de Paulo voltará a funcionar com novas programações. A associação precisa da ajuda dos moradores para que essa nova grade de programação seja feita, pois a rádio se encontra numa situação precária .
As programações deverão ser realizadas nos turnos da manhã e da tarde. Estão incluídos diversos tipos de programas: informativos, religiosos, musicais, esportivos e outros, para que os ouvintes participem de todas as maneiras.
ATENÇÂO: Quem estiver interessado em participar de algum programa ou anunciar algo, favor procurar a direção da associação dos moradores.

O que você quer ouvir na "nova" Rádio?

(Fábio Som) - "Deveria botar um programa religioso para gente ouvir, vai ser bom a rádio voltar".
(Edna Cordeiro) - "Acho qie a rádio não deveria ter programas, ela deve ser usada no meio de comunicação de avisos. Os programas que tem , nenhum presta".
(Kelson Lima) - "Músicas de axé e um programa informativo que fale do dia-a-dia da comunidade".


Casa de cultura na quadra

Por: Ana Raquel Souza e Danilo Pereira


O Fala Favela é um programa que é formado de ações na área de comunicação com a questão de trabalhar a juventude na periferia . Esse projeto existe na comunidade São Vicente de Paulo (Quadra) á mais de um ano, mas é engajado há mais de 5 anos em outras comunidades, como no Alto Alegre e Acaracuzinho, em Maracanaú, e Pantanal, no José Walter.
O fala favela que era um programa de atividades, agora passa a ser uma casa de cultura onde desenvolve várias atividades, como curso de grafite, violão e DJ. Os cursos envolvem jovens, com o objetivo de acabar com a destruição da juventude e as desigualdades .
A coordenadora pedagógica do Fala Favela é Lúcia Alencar , tendo como apoio: Ponto de cultura, Cufa – Central Única das Favelas, Cepema e MC’R – Movimento Cultura de Rua .

Destaque do mês de julho.

Francisco Pereira de Lima (Zezé)
Idade: 29 anos
Filiação: Maria de Fátima e Francisco Alves de Lima

Zezé mora na comunidade desde que nasceu e participa muito de diversas coisas que ocorre dentro da comunidade, organizando projetos, mostrando o verdadeiro valor da “QUADRA”.
Ele era um jovem como muitos outros, que acreditava que ter uma vida “boa” seria legal. E acredite, era um cara invisível como todo jovem carente, que acaba entrando no mundo da marginalidade. Ele se transformou, e hoje é visto com outros olhos pela comunidade .
Zezé foi uma das pessoas que trouxe a Casa de Cultura (Fala Favela) para a comunidade, além de participar de vários movimentos, entre eles, o MC’R (Movimento Cultura de Rua).

8/07/2006

Edição Nº 2 - 08 de julho de 2005 - Enfim o novo Líder Comunitário


É MISSÃO DE TODOS NÓS!

Por: Ranierry Melo e Bruno Camilo

Entre os dias 18 e 24 de julho, na comunidade São Vicente de Paulo, ocorrerão as Missões Vocacionais. As Missões têm como objetivo conscientizar a comunidade que a pessoa humana, desde o momento que nasce, já traz dentro de si o gene da vocação. Deus o chamou à vida, isto é, à existência e, ao longo do tempo, Deus continua chamando para outras especialidades de vocação.
As missões serão realizadas através de caminhadas, oficinas, palestras, visitas missionárias, missas, terço pela paz e noite cultural. Os responsáveis pela realização e organização são: as filhas da caridade, catequistas da comunidade, UNIJOCC, grupos de reflexão, casais e grupo São Vicente.
Os interessados em se inscrever nas oficinas (danças, artes com jornal, biscuit, brinquedoteca e alimentação alternativa) devem procurar D. Glória, Eliete ou Irmã Raimunda.
Participe desse acontecimento, Deus o chama para sua vocação!

NOTA À COMUNIDADE

O jornal comunitário Voz da Quadra surgiu a partir da iniciativa de alunas da UFC, com o objetivo de mobilizar os jovens da comunidade São Vicente de Paulo para criarem um veículo de circulação de informações de interesse da comunidade .
O nome “Voz da Quadra” foi criado pelos próprios jovens que fazem o jornal, com o objetivo de tentar reverter a imagem negativa do termo “Quadra”, e por acreditarem na popularidade deste termo referindo-se a esta comunidade.
Já o termo “Voz” procura sugerir a importância da participação dos moradores na realização do jornal. Os moradores interessados em participar, podem procurar os jovens responsáveis pelo jornal. Todos são bem vindos!
Os redatores.

E viva São João!!!!!

Por: Ranniery Melo

Na última quarta-feira, dia 29 de junho, aconteceu a festa junina dos grupos de reflexão da comunidade, que se reúnem todas as quartas-feiras para refletir a palavra de Deus e debater sobre os problemas existentes na comunidade. No total, cinco grupos (Coração de Maria, Somos todos irmãos, São José e Santa Cecília, Santa Inês e São Vicente) se reuniram, durante os meses de maio e junho, no centro comunitário, para realizarem um estudo sobre Maria, desenvolvido pelas Filhas da Caridade. O evento foi encerrado com um divertido arraial.
Todos os integrantes dos grupos trouxeram comidas típicas da época. Ao final da celebração, um quadro de Jesus foi sorteado e Sidney Melo foi o ganhador. Todo o dinheiro arrecadado na rifa será destinado às Missões vocacionais. Lembrando que ainda há duas rifas correndo: a de uma churrasqueira e a de uma toalha de mesa.
Dona Dalva Mesquita (50), integrante do grupo São Vicente, disse ao nosso jornal que foi um ótimo momento, pois há uma grande união entre todos dos grupos e há uma participação muito bonita.

O que você acha da Quermesse?

(Zélia Rodrigues) – “Não sou a favor, pois, o barulho me incomoda muito. Eu trabalho cedo e preciso dormir à noite, mas alguns ‘vagabundos’ ficam encostados no meu muro, falando coisas feias e eu sou obrigada a escutar tudo”.

(Mazilene) - “A Quermesse trás muitos benefícios na comunidade. Para, mim é um lucro a mais. Nas quermesses, eu gosto de trabalhar, vendendo comidas típicas”.

(Gabriela) – “Gosto muito. É um dos divertimentos bons que existe na comunidade. Gosto de tudo: das músicas, das pessoas, menos das confusões!”.

Enfim... O novo Líder da comunidade!

Por: Ana Raquel Souza

Dia 26 de junho, das 8h às 17h, ocorreram as eleições para a escolha do novo líder comunitário, que passará dois anos na presidência da comunidade São Vicente de Paulo.
De acordo com as pesquisas realizadas, cerca de mil pessoas deveriam votar, mas só 707 votaram. No local da votação, haviam dois fiscais e quatro mesários. A escolha dos ficais e dos mesários foi feita através de uma reunião entre os candidatos, que escolheram as pessoas de cada chapa.
O dia todo da eleição foi de muita agitação. E finalmente chega à hora da apuração. Muitas pessoas ficam atentas a espera do anúncio do novo líder. Com 358 votos (51,21%), Normando Rodrigues de Souza, da chapa 2, torna-se o novo líder comunitário.
Depois da sua comemoração, Normando diz: “Essa eleição foi ganhada pelo povo, e a gente vai tentar, de qualquer maneira, mudar a comunidade com a ajuda do povo, sozinho não conseguirei realizar tudo isso, tem que ver a associação para fazer da comunidade o melhor lugar.”
No último dia 4 de julho, Normando tomou posse do cargo e passou a assumir o papel de líder comunitário.

ENTREVISTA COM NORMANDO


Por: Alexandrina Fernandes

Voz da Quadra - QUAL SERÀ SEU PRIMEIRO PASSO NA NOVA ADMINISTRAÇÂO ?
Normando Rodrigues - “Vamos tentar unir-se com todos os grupos para saber o que pode-se fazer pela comunidade, para que a gente possa realmente alcançar nossos objetivos. Será a associação dos moradores junto com todos os grupos religiosos, esportivos e etc. Depois é nós vamos ver o que vamos fazer primeiro.”

V.Q - QUE DEFEITOS VOCÊ VIU NAS ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES QUE VOCÊ TETARÁ CONSERTAR ?
N.R - “É meio difícil para gente que está entrando em uma associação dos moradores. Houveram muitas falhas ,a comunidade perdeu algumas coisas ,mas também ganhou outras. O que foi feito de bom a gente vai aproveitar e o não foi feito, a gente vai tentar fazer.”

V.Q - O QUE VOCÊ FEZ DE ERRADO NA SUA ADMINISTRAÇÃO PASSADA? COMO PRETENDE CORRIGIR?
N.R- “O meu maior erro quando fui presidente da ultima vez ,foi tentar centralizar o poder, eu queria resolver tudo sozinho .Desta vez a intenção é de promover uma união entre os grupos e cada qual ficará responsável por uma área determinada para ver se nós conseguiremos realizar as coisas necessárias para a comunidade.”

Mês de junho é festa, é mês de Quermesse!!!


Por: Catarina Érika e Danilo Pereira

Todo ano, no mês de junho, a comunidade entra em clima de festa, pois acontece a tradicional quermesse. É uma festa muito animada, com muita música, barracas, comidas típicas, bebidas, apresentações de quadrilhas e muita gente bonita dançando.
A quermesse existe à mais de 30 anos, surgiu à partir de D. Anunciada (72 anos), juntamente com D. Assunção e D. Graça. No início, a quermesse acontecia na rua Verdes Mares, em frente a casa de D. Anunciada. Recordando-se do tempo, D. Anunciada diz: “ A gente teve a idéia como forma de diversão. Na quermesse tinha fogueira, músicas juninas, era aquela alegria...não faltava nada. E naquele tempo a gente não tinha ajuda de ninguém, nós mesmos organizávamos”.
Anos depois, Sandra Monteiro assume a quermesse e passa a organizá-la de maneira ainda tradicional. Sandra comenta: “ Eu gostava muito desse tempo, tudo era mais tradicional. As músicas eram de Luís Gonzaga, as danças eram como pau de fitas, e as quadrilhas eram tradicionais. Hoje a cultura mudou, os estilos de danças e músicas já não são os mesmos”.
Depois, a quermesse passou a ser organizada pelo líder comunitário. Acontecendo nos quatros últimos dias da semana, não é mais realizada só na rua Verdes Mares, ocorre em diversas ruas dentro da comunidade, como a rua do Rosário e Santa Catarina Labore. Quando chega as últimas semanas do mês, passa a ser na rua General Tertuliano Potiguar, com as apresentações de quadrilhas.

Quadrilha das Divas: um show!


Por: Catarina Érika e Irivan (Neném)

Humor e diversão é o que não faltam na quermesse da comunidade São Vicente de Paulo, principalmente com a participação da “Quadrilha das Divas”. Uma quadrilha formada por Homossexuais, que tem como objetivo divertir as pessoas e conquistar o respeito de todos. Não é uma quadrilha tradicional, é muito moderna,com o casamento e as danças bastante engraçadas.
No início, era formada só por Heteros (homens), mas com o tempo, eles foram se afastando. E então, surgiu muitos Homossexuais, que fundaram o grupo e a “Quadrilha das Divas”.
“Somos muito abençoados, por morar numa comunidade que nos aceita. Queremos mostrar que apesar de ser diferente e amar diferente, somos da comunidade, queremos ajudar e fazer as pessoas rirem”, diz Normando Rodrigues, líder das Divas.

8/06/2006

Edição Nº 1 - 18 de junho de 2005 - Eleições para líder comunitário.


Chegou a hora: você vai decidir o futuro da nossa Comunidade!!!

Por: Catarina Érica

É chegada a hora de escolher o mais novo líder comunitário. No dia 26 de julho (domingo), de 8h às 17h, ocorrerá a votação, no salão da Associação dos Moradores. Os candidatos a presidência da comunidade são: Antônio Cordeiro Viana (chapa 1), Normando Rodrigues de Souza (chapa 2) e Edna Cordeiro do Valle (chapa 3).
Para votar, é preciso ser morador da comunidade e ter no mínimo 16 anos, por isso, é bom que os eleitores levem o documento de identificação para comprovar. No dia da votação, serão 2 fiscais no local e 3 mesários nas urnas para a contagem de votos. A votação ocorrerá da seguinte forma: cada eleitor receberá um papel, onde estarão escritos os números da chapas.
Após votarem no seu candidato, os eleitores deverão depositar o papel na urna. Depois das 17hs, ocorrerá a apuração dos votos, e então, o anúncio do novo líder comunitário, pela rádio comunitária.

LEMBRE-SE: O SEU VOTO É A PROVA DO FUTURO DA COMUNIDADE. AS MUDANÇAS DEPENDEM DE VOCÊ. VOTE CONSCIENTE !!!


Entrevista com os candidados

Por: Alexandrina Fernandes, Raquel Souza e Catarina Érika

Antônio Cordeiro Viana - Chapa 1

Profissão: Comerciante
Estado Civil: Casado
Escolaridade: 1° Grau Incompleto
Vice Presidente: Fábio Som
Tesoureiros: Jean/ Clodoaudo
Secretarias: Preta/ Karina

Voz da Quadra - Por que você quer se reeleger?
Antônio Cordeiro- Isso é uma meta ... É um vicio da gente querer se reeleger, porque a comunidade não dar futuro nenhum a não ser muita difamação. Mas, como tenho o poder de líder comunitário desde criança, já vem no sangue de pai e avô, eu gostaria de me reeleger. E tudo que faço pela comunidade, até hoje, é uma pessoa não tiver remédio em casa chega aqui, me pede, eu dou. Uma pessoa não tem condição, eu levo no meu ônibus de graça.

Voz da Quadra - O que você achou da sua experiência como líder comunitário?
Antônio Cordeiro - Experiência eu cresci muito. Quando eu comecei como líder, muita gente dizia : “ Piçarra vai bater em alguém, Piçarra vai querer ser o dono do mundo.” Graças a Deus eu não bati em ninguém, muito pelo contrário, eu cresci dentro da comunidade. Hoje, eu sou uma pessoa muito deferente do que eu era antigamente.

Voz da Quadra - Quais as suas propostas para uma nova administração?
Antônio Cordeiro –
*Manter a segurança na comunidade.
*Trabalhar junto com os jovens, no esporte com as crianças, todos sabem que sou atleta.
*Levar os alunos da comunidade ao colégio Renato Braga. Ir e vir sem pagar nada.

Voz da Quadra -Fora a sua participação como líder comunitário, como você participa na comunidade?
Antônio Cordeiro - É como um morador qualquer.

Edna Cordeiro do Valle – Chapa 3

Vice Presidente: Francisco (cambista)
Secretárias: Mazilene/Renata
Tesoureira: Nelia/Saneva
Ficais: Salesiano/Clovis/ Regis/Carlinhos.

Voz da Quadra - POR QUE VOCÊ ESTÁ SE CANDIDATANDO ?
Edna - O principal motivo por ter me candidatado, é porque a segurança do conjunto está muito precária.

Voz da Quadra - QUAIS AS SUAS PROPOSTAS ?
Edna - As minhas principais propostas são :
*Segurança (com o policiamento direto na comunidade);
*Legalizar a documentação da comunidade;
*Apoio aos jovens (através de cursos profissionalizante, palestras educativas, etc.).

Voz da Quadra - QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE ?
Edna - No momento, estou com a coordenação do ABC infantil.

Voz da Quadra - O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FALTANDO NA COMUNIDADE?
Edna - TUDO.No momento, não vejo nenhum benefício.

Normando Rodrigues de Souza Chapa 2

PROFISSÃO :Desenhista
ESTADO CIVIL: Solteiro
ESCOLARIDADE: 1° grau completo
VICE-PRESIDENTE: Marillac
SECRETÀRIOS: Sandra/Ednardo
TESOREIRO: Ozeas/Titio
FISCAIS:Ribeiro/Ronildo(Foca)/Everaldo(Bé)

*Porque você está se candidatando novamente?
“Eu observei que essa administração que estava há 2 anos, infelizmente mostrou muita pouca coisa de mudança na comunidade. E por ver que muita coisa que foi construída foi destruída. Então, é por esses motivos e outros que vou tentar me reeleger.”

*Oque você achou da experiência de líder comunitário?
“É uma coisa muito difícil, as pessoas realmente cobram muito. Mas não sabem que quando se está fora é fácil falar e quando se está dentro é difícil realizar com as criticas das pessoas.”

*Quais suas propostas?
“ - Trabalhar a segurança
- Arrumar recursos com a prefeitura para o pré- escolar.
- CTQ(Cooperativa dos trabalhadores da quadra)Cadastrar todos os moradores da comunidade que estejam aptos para trabalhar, entregando seus currículos em diversos lugares.
-CAC(Cooperativa de artesãos da quadra)Abrir espaços para muitos talentos que existem na comunidade, tanto dentro da quadra como fora.
-CDQ(Comissão dos direitos quadralences) Fazer a união dos moradores com a associação, para mover processos civis públicos, reclamando dos preços abusivos que nós pagamos.”

*Como você participa da comunidade?
“Eu sou uma pessoa muito eclética. Estou envolvido em quase tudo na comunidade. Quando posso ajudo nos projetos, no esporte(futsal, vôlei), na parte cultural. Enfim, faço questão de participar da comunidade, sendo líder comunitário ou não.”

*O que você acha que falta na comunidade?
“A comunidade só vai mudar quando os moradores descruzarem os braços, Não adianta ficar esperando. Tem que cobrar, mas cobrar com legitimidade, e mais do que isso: participar da comunidade.

A coroação de Nossa Senhora!!!

Por: Ranniery Melo

Todos os anos, no mês de maio, mês das Mães e o mês de MARIA, acontece a coroação de Nossa Senhora. Esse evento é realizado na comunidade São Vicente de Paula, no salão da associação, tendo como fundadora a D. Francisca do Nascimento Lima(D. Fransquinha), de 71 anos.
D. Fransquinha ensaia com as crianças o mês de maio inteiro, recebendo apoio das catequistas da comunidade para realização da coroação no fim do mês, quando se apresentam danças realizadas pelo grupo de jovens Unijocc. Cantos, ofertas de flores, o coração, oferta do terço, coroação e ofertas, realizadas pelas crianças caracterizadas de anjos
A coroação existe há mais de 33 anos na comunidade. D.Fransquinha relata como surgiu a idéia: “Recebíamos a visita do pe. Monsenhor Antônio solto, e uma dessas visitas ocorreu em minha casa, onde tivemos a idéia de fazermos a coroação de Nossa Senhora. nessa época, não se tinha um lugar apropriado para o acontecimento, nós fazíamos em cima de um poço. E até hoje realiza-se no salão da associação dos moradores. É muito bonita e cheia de cânticos ofertados a nossa mãezinha nossa senhora”.

O Racha do Lobisomen!!

Por: Bruno Camilo e Danilo Pereira

Das quartas aos Domingos, de 22:00 á 1:00 da manhã , crianças e adolescente reúnem-se no Pólo para se divertirem com o esporte mais bem praticado na comunidade, o futsal . A idéia surgiu a partir do idealizador José da Silva Barbosa (Barbosa), de 35 anos. Ele contou que, no inicio, levava seu filho (Renan) para jogar na quadra do Pólo freqüentemente. Pouco a pouco, outras crianças que chegavam, jogavam juntas com eles. Hoje em dia, Barbosa não tem tanto tempo como antes, por motivo de trabalho, mas, várias crianças o procuram para irem jogar. Como ele não tem tempo, elas esperam o Barbosa chegar do trabalho, e então, vão jogar tarde da noite. Numa entrevista com o jornal “Voz da Quadra”, Barbosa disse: “gosto muito de jogar com eles, gostaria de dar mais oportunidades. Só não formou nenhum tipo de campeonato, por falta de tempo e de apoio financeiramente e moralmente.’’

O que você espera da nova administração na comunidade?


(D. Raimunda) - “Que eles organizem a nossa comunidade. Que melhorem as condições do posto de saúde e melhorem a distribuição dos remédios”.

(Alan) - “Espero que organizem a nossa comunidade, que está muito desorganizada. Que eles possam realizar projetos com crianças e jovens, dando cursos e oferecendo seu lazer,cultura e mais educação”.

(Serly) - ''Que tenham como objetivo realmente de ajudar a comunidade. Ter uma comunidade mais justa, com mais segurança e onde possa reinar a paz. E que nossa comunidade seja legalizada.''